Jornalista Washington Novaes morre aos 86 anos
Novaes destacou-se pela dedicação às pautas indígenas e ambientais
Morreu nessa segunda-feira (24), aos 86 anos, o jornalista Washington Novaes, após passar por uma cirurgia para a retirada de um tumor no intestino, na cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás. Ele estava internado desde a semana passada e foi operado na quinta-feira (20). Desde então, recuperava-se em um leito de UTI.
Novaes havia descoberto o tumor em março deste ano, segundo a TV Anhanguera. Desde o último domingo (23), o seu quadro de saúde agravou-se devido à uma infecção que contraiu por causa da operação, e também por problemas no fígado.
Washington Luís de Novaes era paulista, de Vargem Grande do Sul, nascido em 3 de junho de 1934. Foi editor do Globo Repórter e do Jornal Nacional, e consagrou-se como um dos jornalistas pioneiros nas áreas ambiental e indígena. Passou também pela redação da TV Manchete e do jornal O Estado de São Paulo, onde ainda era colunista.
Ganhou prêmios como o Esso especial de Ecologia e Meio Ambiente, em 1992, e o Professor Azevedo Netto, em 2004. Também foi escritor, com 13 livros publicados, diretor e premiado pela Unesco na categoria Meio Ambiente, setor no qual sentou-se à cadeia de chefia no DF (Secretaria do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, entre 1991 e 1992).
Nas redes sociais, várias personalidades públicas lamentaram o ocorrido; dentre elas, os colegas de profissão André Trigueiro, Eliane Catanhêde, além do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Ainda não há informações sobre o enterro.
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado