Pitombeira transforma seu tradicional 1° ensaio em live

Bloco responsável por abrir as prévias do Carnaval de Olinda vai cumprir sua missão, este ano, de forma virtual

por Paula Brasileiro sex, 04/09/2020 - 09:25
Paulo Uchôa/LeiaJàImagens/Arquivo Há 20 anos, a Pitombeira abre as prévias carnavalescas em Olinda no dia 7 de setembro. Paulo Uchôa/LeiaJàImagens/Arquivo

Em Olinda, Carnaval é coisa tão séria que começa a ser organizado muitos meses antes da chegada da festa oficial: em setembro. E o responsável por decretar o início oficial das tradicionais prévias na cidade é a Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos, que há 20 anos abre a temporada com uma saída às ruas no dia 7 de setembro. De tão esperado - e prestigiado pelos foliões -, o evento consagrou-se no calendário momesco da cidade fazendo valer os versos do hino do bloco: "se a turma não saísse, não havia Carnaval". 

A Pitombeira dos Quatro Cantos é um dos mais tradicionais blocos do Carnaval de Olinda, com 73 anos de história. A brincadeira começou de forma despretensiosa, através de uma turma de amigos que se jogaram nas ladeiras olindenses com galhos de pitomba nas mãos, no carnaval de 1947, e hoje arrasta uma verdadeira multidão de foliões na folia olindense, os 'pitombeirenses'. 

LeiaJá também

--> Artistas de PE propõem debate para definir Carnaval 2021

--> Prefeitura de Olinda ainda não cogita cancelar o Carnaval

A importância da troça é tamanha, que é o seu primeiro ensaio que dá início às prévias carnavalescas da cidade, no dia 7 de setembro. Há duas décadas, esse evento é um dos mais esperados no calendário daqueles que amam Carnaval, no entanto, em 2020, a brincadeira acontecerá com uma cara diferente. Por conta da pandemia do coronavírus, que tem como um dos protocolos de segurança a proibição de aglomeração de pessoas, o 'pontapé inicial' da folia da Pitombeira será virtual, através de uma live que acontece no canal do YouTube do bloco, na próxima segunda (7), às 16h.  

Em tempos de incerteza, com a dúvida sobre a realização da festa do ano que vem, a live desponta como uma alternativa para não deixar a tradição de lado. "Nosso primeiro desafio pro Carnaval 2021 foi essa live. Não vamos deixar passar em branco. Quem é apaixonado pela Pitombeira e pelo frevo espera muito por essa data. A gente tem que fazer mesmo o novo que tá acontecendo", diz o presidente do bloco, Hermes Neto, em entrevista exclusiva ao LeiaJá. Segundo ele, essa será uma forma de prestigiar os 'pitombeirenses' em tempos tão difíceis. "A gente vai levar a Pitombeira na casa das pessoas que vêm aqui na nossa casa. A gente tá muito ansioso, é nossa primeiro Carnaval sem sentir o calor do público. É difícil o Carnaval sem o público presente". 

A Pitombeira dos Quatro Cantos é um dos blocos mais tradicionais do Carnaval de Olinda. Foto: Rafael Vandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Para animar a prévia virtual, se apresentam a Orquestra Paranampuka, sob regência do Maestro RInaldo, e o cantor Ed Carlos, que faz uma participação especial. A transmissão será feita diretamente da sede do bloco, no entanto, a direção da agremiação pede para que os foliões prestigiem a live de suas próprias casas, por questão de segurança. "A gente tá fazendo nosso papel que é tomar todas as medidas de segurança,  com  o distanciamento, a orquestra vai ter só 13 músicos... É difícil porque depende muito da consciência das pessoas e a gente tá apelando para que todos tenham consciência de não vir e curtir a live em casa". 

Juntamente com o primeiro ensaio, a Pitombeira costuma dar início à venda de produtos, como camisas e copos personalizados, que ajudam no custeio do Carnaval seguinte. Este ano, nada disso foi preparado, por conta do coronavírus, e apesar de ainda não saberem como e quando será a folia momesca de 2021, a preocupação da diretoria da Pitombeira é grande, como explica o presidente Hermes. "A última vez que abrimos a sede foi no aniversário de Olinda (em março), de lá pra cá passamos sete meses sem fazer nada. Não conseguimos receita nenhuma. A essa altura, já teríamos 30% do nosso Carnaval, com o que ganhamos no bar, em festas, e há uma dificuldade de você chegar nas empresas privadas e pedir patrocínio. Se chegar uma vacina em dezembro, e  todo mundo se vacinar em janeiro, como você vai botar uma agremiação na rua em um mês?”. 

Folia solidária

Além de matar a saudade dos foliões e cumprir com sua 'tarefa' de dar início às prévias olindenses, a live da Pitombeira vai promover uma ação solidária. Toda a arrecadação feita pela apresentação virtual será revertida para a União Mães de Anjo (UMA), associação que dá assistência à crianças com microcefalia. As doações já podem ser feitas através da conta corrente 7584-1; agência 4274-9; Banco do Brasil; CNPJ: 11163946000195.

Prévias virtuais

Segundo o presidente Hermes, após a primeira live da Pitombeira serão feitas algumas reuniões para a realização de outros eventos virtuais. Os custos são alto, como ele assinala: "Fazer live é muito mais trabalhoso do que botar Pitombeira na rua, o custo é o dobro da saída". Porém a vontade de estar perto dos foliões, ainda que de maneira virtual, é maior que as dificuldades. Sendo assim, será estudada a possibilidade de se fazer uma live por mês em parceria com outras agremiações de Olinda, como Cariri e Macuca, tudo "para não deixar o frevo morrer". Um pequeno esforço temporário para que o futuro esteja resguardado. "Existem vários Carnavais daqui pra frente então não custa nada a gente trabalhar como uma flecha, que puxa pra trás pra depois ir pra frente".  

 

COMENTÁRIOS dos leitores