"Lula livre", grita Cartolouco, contra regras de A Fazenda
RecordTV proíbe manifestações políticas no reality show
Alcoolizado depois de uma festa ocorrida neste sábado (3), no programa A Fazenda, o participante Lucas Strabko, conhecido como Cartolouco, descumpriu uma cláusula do acordo com a Record. Embora a emissora proíba qualquer manifestação política sob pena de punição ou mesmo expulsão, o participante foi flagrado pela transmissão do PlayPlus ao dizer"Lula livre".
Em conversa com Lidi Lisboa e Lipe Ribeiro, Cartolouco disse: "o bagulho é coletivo, não vamos ficar putos. Lula livre". O jargão "Lula livre" ficou famoso entre os apoiadores do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que ficou preso por 580 dias na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, capital do Paraná. O político foi solto em novembro de 2019.
De acordo com o UOL, que teve acesso acesso ao contrato assinado pelo elenco do reality com a Record, a emissora determina que o participante “não deverá realizar quaisquer declarações de cunho religioso, político, criminoso, ou que de qualquer forma possa ser interpretado como inadequado ou prejudicial a Record". Em outro trecho, o contrato reforça: "fica ainda expressamente proibido em razão das obrigações impostas pela legislação eleitoral à Record, qualquer tipo de publicidade, apologia, alusão ou crítica a qualquer candidato ou partido político, incluindo qualquer tipo de comentário, sejam eles de forma positiva ou negativa, a qualquer candidato ou partido político, qualquer tipo de opinião, comentário, gesto, expressão ou insinuação que possa violar a legislação eleitoral".
A manifestação do participante não deverá causar problemas com a legislação, pelo fato de Lula não ser candidato em 2020. O peão, contudo, deverá levar uma advertência da direção de A Fazenda.