Muhne recebe carimbo do Passaporte Pernambuco
Iniciativa tem o objetivo de incentivar o turismo e ressalta a afetividade de moradores e turistas com o estado
Mais do que carimbos coloridos, o Passaporte Pernambuco é um documento que permite colecionar memórias de afeto pelo estado. Tanto turistas quanto moradores podem carregar no bolso o orgulho e as lembranças sentimentais que ficaram registradas por passeios em solos pernambucanos.
Apesar de não ter validade oficial, o Passaporte Pernambuco é um incentivo ao turismo local. Ele agrega alguns dos lugares mais importantes para a formação da identidade do pernambucano, com referências culturais, educacionais e históricas fundamentais para a comunidade. E o Museu do Homem do Nordeste é um desses lugares que reúne a pluralidade da cultura de Pernambuco.
Além de ser um dos poucos Museus Antropológicos do Brasil que tem acervos sobre as culturas negras, indígenas e brancas, os documentos do Muhne constroem essas narrativas a partir de exposições e ações educativas. Para turistas e moradores de Pernambuco, é uma oportunidade de aprender e conhecer mais sobre a formação de identidade do homem do Nordeste.
“A iniciativa dialoga muito bem com a proposta do nosso Museu, que é comprometido com uma Museologia Social, voltada para as pessoas, que tem como sujeito 'o Homem do Nordeste'. Assim, nada melhor que o incentivo à difusão da cultura local junto à população, e aos turistas das mais variadas partes do mundo”, aponta Fernanda Guimarães, coordenadora geral do Museu do Homem do Nordeste.
Visitações no Museu
O Muhne está aberto à visitação de terças a sextas, das 10h às 17h, aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. No momento, o Museu do Homem do Nordeste conta com duas exposições em cartaz: "Presente de Natal", na sala Waldemar Valente e "Pinacoteca - Ensaios 1", no Solar Francisco Ribeiro.
Pontos de carimbo na Região Metropolitana do Recife
Além do Museu do Homem do Nordeste, outros locais onde o Passaporte Pernambuco pode ser carimbado na Região Metropolitana do Recife, são: Basílica Nossa Senhora do Carmo, Bistrô Negra Linda, Cachaçaria Carvalheira, Cais do Sertão, Caixa Cultural, Capela Dourada, Casa da Cultura, Catamaran Tours, Centro de Artesanato de Pernambuco, Concatedral de São Pedro dos Clérigos, Embaixada de Pernambuco, Embaixada dos Bonecos Gigantes, Forte das Cinco Pontas – Museu da Cidade, Forte do Brum, Fundação Gilberto Freyre, Igreja de Santa Tereza D’Ávila, Igreja Madre de Deus, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Instituto Ricardo Brennand, Jardim Botânico, Museu da Abolição, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Museu do Estado de Pernambuco, Museu do Trem, Museu Murilo La Greca, Oficina Francisco Brennand, Paço do Frevo, Palácio da Justiça, Palácio do Campo das Princesas, Pracinha de Boa Viagem, Sede do Galo da Madrugada, Sinagoga Kahal Zur Israel, Teatro de Santa Isabel, Teatro do Parque e Torre Malakoff.
Da assessoria