Plantas e flores ajudam a decorar sem gastar muito

Decoradora recomenda utilizar arranjos baixos, para não atrapalhar interação entre as pessoas

por Alfredo Carvalho qua, 10/02/2021 - 17:18
Matheus Montes / LeiaJá A aposentada Marinalva de Montes decorou a casa com vasos de plantas e flores Matheus Montes / LeiaJá

Com a pandemia de coronavírus (Covid-19), muitos isolados passaram a observar melhor a própria casa e a pensar em modificar alguns espaços. Como é no lar que muitos passaram a trabalhar e a estudar na maior parte do tempo, coube aos mais criativos apostar na decoração para tornar esses espaços mais agradáveis.

Foi assim com a aposentada Marinalva de Montes, 65 anos, de Guarulhos (SP). Na pandemia, ela se dedicou ao hobby de decorar a residência. "Comecei a mudar a decoração. Sempre gostei de fazer mudança e ver como fica melhor", comenta Marinalva, que optou por utilizar plantas e vasos de flores como enfeites. "Gastei pouco, já que é um momento de economizar", diz.

A decoração simples e econômica se torna mais viável diante da crise sanitária. A decoradora Luciana Marquez recomenda utilizar arranjos de flores baixos, pois eles não atrapalham a interação entre as pessoas. "O arranjo pode ser simples ou pequeno, mas não deve faltar", aconselha. Para as flores, são indicadas a areca-bambu, samambaia ou ficus-lira em vasos. "São plantas resistentes, que requerem pouca manutenção, ajudam a manter a umidade do ar e purificam. Elas também contribuem para o bem-estar, além de decorar", complementa a especialista.

A decoradora também aconselha manter um arranjo de flores de corte guardado para ocasiões especiais. "Irão embelezar, alegrar e colorir a casa, além de tornar o momento mais agradável", explica Luciana. "Tenha um arranjo de flores secas para um aparador ou mesa de canto. São duráveis, modernas, sustentáveis e decoram o ambiente", complementa.

Outra dica, é aproveitar o atual momento em que todos estão em casa e decorar a mesa de refeição. "Recomendo uma pequena flor ou ramo de tempero junto com o guardanapo. Isso traz uma afetividade para a mesa, e um cheirinho agradável, que pode variar de acordo com o ramo", destaca a decoradora.

Na decoração da mesa, é recomendado posicionar os acessórios femininos, como faca, taça e colher, ao lado direito da mesa, e os masculinos, como garfo, guardanapo e menu, à esquerda. "A dica é usar o guardanapo do lado esquerdo se o prato for bonito, e sobre o prato se for simples, sem detalhes. É uma forma de disfarçar o prato", explica Luciana. Os guardanapos devem ser de tecidos, mas não precisam ser todos iguais. "Alguns lisos e outros estampados ou listrados, mas devem estar em harmonia entre si e com o restante da mesa", finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores