Vídeo-performance fala de tradição e relações familiares

Em trabalho realizado pela Correnteza Produções, por meio de edital da Fundação Cultural do Pará, o artista Paulo César Jr. mergulha num universo de memórias a partir da produção de mandioca, em Bragança

seg, 08/03/2021 - 15:50
Correnteza Produções O artista Paulo César Jr. revisita memórias e ancestralidades em vídeo-performance Correnteza Produções

A ancestralidade familiar do artista bragantino Paulo César Jr. se mistura com o processo de produção da farinha de mandioca na vídeo-performance “Mani”, realizada pela Correnteza Produções. O projeto, selecionado pelo Prêmio Rede Virtual de Arte e Cultura da Fundação Cultural do Pará, traz memórias familiares do performer que atravessam gerações e envolve, também, a produção de derivados da mandioca.

A performance desenvolvida na casa de familiares de Paulo mostra a força das relações afetivas presentes nas raízes do artista, fincadas entre Bragança e Tracuateua, na região nordeste do Pará. “Falar desse lugar ancestral e evidenciar as origens da minha família, trazendo para a cena minha avó e meu tio-avô, ilustra a realidade de inúmeras famílias da região que também têm origens ou permanecem vivendo e trabalhando nos campos”, disse o artista. 

Durante o processo criativo, Paulo César Jr. teve diversos diálogos com sua avó, Antonia Santos, e com seu tio-avô, Reinaldo Silva, sobre memórias, sentimentos e ações que remetem ao cotidiano dos habitantes da região. As conversas inspiraram a visualidade e o roteiro da vídeo-performance, que exalta a beleza da paisagem da região, composta por açudes e plantações de mandioca.

A força das raízes familiares que atravessa todo o trabalho está presente, também, nas raízes da mandioca (Ou Mani-Oca, segundo as linguagens dos povos indígenas), cuja planta pode ser, ao mesmo tempo, veneno ou cura para quem a consome. A dualidade se faz presente na sociedade contemporânea, observa o artista, na qual certos padrões de comportamento podem ser um veneno para os corpos que dela fazem parte, mas que podem ser curados numa revisita às memórias e ancestralidades.

Serviço

Vídeo performance "Mani".

Data: 12 de março.

Local: Facebook, Instagram e Youtube da Correnteza Produções.

Horário: 10 horas.

FICHA TÉCNICA:

PERFORMER: Paulo César Jr.

ENTREVISTADA: Antonia Santos

ENTREVISTADO: Reinaldo da Silva

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Romeu Figueiró Jr.

FOTÓGRAFA: Thais Martins

ASSISTENTE DE CÂMERA: André Romão

DIRETOR DE FOTOGRAFIA E EDITOR: San Marcelo

DIREÇÃO COREOGRÁFICA: Julius Silva

CONFECÇÃO DOS FIGURINOS: Nice Silva

ASSESSOR DE IMPRENSA: Lucas Corrêa 

DESIGNER: Wan Aleixo

VÍDEO: Sapucaia Filmes

DANÇA: Studio de dança Step by Step

PRODUÇÃO:  Correnteza Produções

Projeto selecionado pelo Edital Nº 010/2020 de 15 de julho de 2020 -  Prêmio Rede Virtual de Arte e Cultura da Fundação Cultural do Pará.

Por Lucas Corrêa.

 

COMENTÁRIOS dos leitores