Red Hot Chili Peppers vende catálogo para fundo britânico

A banda Red Hot Chili Peppers vendeu seu catálogo de álbuns a um dos gigantes da gestão de direitos musicais

ter, 04/05/2021 - 14:16
ANDRE DURAO Baixista do Red Hot Chilli Peppers, Flea, e o vocalista Anthony Kiedis durante show no Rio de Janeiro, em setembro de 2011 ANDRE DURAO

O grupo americano de rock alternativo Red Hot Chili Peppers vendeu seu catálogo de álbuns a um dos gigantes da gestão de direitos musicais, o British Hipgnosis, por um valor estimado entre 140 e 150 milhões de dólares, segundo a revista especializada Billboard.

Procurado nesta terça-feira pela AFP, nem o Hipgnosis nem o grupo comentaram o assunto. O fundo de investimento já detém os catálogos completos da cantora pop colombiana Shakira e do roqueiro canadense Neil Young.

Formado em 1983 na cidade de Los Angeles, o Red Hot Chili Peppers alcançou a fama com seu quinto álbum de estúdio, "Blood Sugar Sex Magik" de 1991, com sucessos como "Under The Bridge", "Give It Away" e "Suck My Kiss".

No total, a banda liderada pelo vocalista Anthony Kiedis e o baixista Flea colocou sete álbuns no top 10 de vendas nos Estados Unidos, incluindo "Californication" de 1999, que vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo.

Desde sua criação até seu IPO em Londres em 2018, Hipgnosis arrecadou mais de 1,1 bilhão de libras (US$ 1,5 bilhão) em negócios.

Para financiar a aquisição do catálogo do Red Hot Chili Peppers, o fundo de investimento realizou um aumento de capital, o que lhe permitiu angariar cerca de 15 milhões de dólares, segundo documentos divulgados pela LSE, a Bolsa de Valores de Londres.

Criado pelo ex-empresário de artistas Merck Mercuriadis, o fundo investiu centenas de milhões de dólares em direitos musicais e em ritmo constante. Agora tem sob seu controle uma série de clássicos da música popular, bem como os direitos de dezenas de sucessos recentes, incluindo "Shape of You" de Ed Sheeran e "Uptown Funk!" de Bruno Mars.

O apetite dos investidores por direitos musicais se deve em grande parte ao desenvolvimento do streaming, que abriu oportunidades para uma indústria que busca um novo modelo desde o início dos anos 2000.

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