Anos 80: bandas que marcaram a história do rock nacional

Lista destaca grupos que revolucionaram o cenário da música brasileira

por Paulo Uchôa ter, 13/07/2021 - 14:33
Divulgação Legião Urbana embalou diversas gerações na década de 1980 Divulgação

Quem viveu os tempos gloriosos dos anos 1980 vai saber que a música brasileira não foi a mesma quando o rock entrou em cena. Muitos grupos arrebataram atenções país afora quando expressavam em suas letras situações revolucionárias, criíticas sociais e até dramas amorosos. Para celebrar o Dia Mundial do Rock, nesta terça-feira (13), o LeiaJá destaca cinco bandas que marcaram a história do rock nacional.

Legião Urbana

Não tem como falar do rock nacional e não citar a turma da Legião Urbana. A banda formada por Renato Russo, Marcelo Bonfá, Dado VillaLobos e Renato Rocha agitou jovens e adultos na década de 1980. Após a saída de Rocha, o grupo continuou com sua sonoridade explodindo em diversos lugares. Com mais de 14 milhões de discos vendidos, a banda permanece presente no cotidiano de muita gente, seja em playlists ou memórias.

Barão Vermelho

Em 1984, o terceiro disco do Barão Vermelho incendiava as rádios do Brasil. Liderado por Cazuza, o grupo fazia um tremendo sucesso por onde passava, conquistando cada vez mais o carinho das pessoas. Após a saída de Cazuza, o Barão foi comandado por Frejat, e deu continuidade à essência rock'n'roll 'brazuca' da banda.

Kid Abelha

As letras do Kid Abelha estão até hoje ecoando. Sempre com músicas fortes e românticas, a banda que tinha Paula Toller nos vocais também estremeceu o cenário do rock nacional nos anos 1980. Canções como 'Educação Sentimental II', 'Alice' (Não Me Escreva Aquela Carta de Amor), 'Pintura Íntima', 'Como Eu Quero' e 'A Fórmula do Amor' embalaram uma geração descolada em todo o país.

Os Paralamas do Sucesso

Há 39 anos, a banda Os Paralamas do Sucesso ganhava forma com o talento de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone. Colecionando em sua trajetória grandes clássicos, a exemplo de Meu Erro e Óculos, a banda é uma das poucas que continua firme na estrada.

Titãs

Quando Nando Reis, Arnaldo Antunes, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Branco Mello, Charles Gavin, Marcelo Fromer e Tony Bellotto subiam ao palco, na década de 1980, Titãs se consolidava cada vez mais no mundo do rock. As canções intensas do grupo mostram até hoje personalidades únicas e reflexivas.

COMENTÁRIOS dos leitores