Cinco novelas de época que encantaram os telespectadores

Relembre tramas que prenderam a atenção do público com histórias clássicas e revolucionárias

por Paulo Uchôa seg, 09/08/2021 - 14:28
Reprodução/TV Globo Mariana Ximenes protagonizou na novela 'Chocolate com Pimenta' a doce e justiceira Ana Francisca Reprodução/TV Globo

Nesta segunda-feira (9), a Globo vai colocar no ar a primeira novela inédita desde o início da pandemia da Covid-19. Com o crescente números de casos da doença, a emissora optou por cancelar todas as gravações do projeto, obrigando a 'Hollywood brasileira’ a reprisar em sua programação obras que causaram amor e ódio entre os telespectadores.

Hoje, a partir das 18h, o público de casa vai poder conferir o resultado de 'Nos Tempos do Imperador', novela escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão, que retrata o Brasil do Século XIX. Mas antes dela, muita gente já se deliciou em frente à TV acompanhando histórias antigas. O LeiaJá relembra cinco novelas de época que fizeram sucesso nas emissoras brasileiras.

Escrava Isaura

Protagonizada por Lucélia Santos, 'Escrava Isaura' arrebatou as atenções dos brasileiros na década de 1970. Baseada no romance de Bernardo Guimarães, a obra tornou-se um marco na história da teledramaturgia, onde os dramas sofridos pela protagonista, em busca da liberdade, emocionaram o público. O sucesso foi tão grande que a novela é considerada até hoje a mais exportada da Globo, sendo exibida em aproximadamente 80 países.

Xica da Silva

Em 1996, três anos antes de fechar as portas, a Rede Manchete fez muita gente ficar atenta ao clássico 'Xica da Silva'. Escrita por Walcyr Carrasco, com direção geral de Walter Avancini, a novela despontou nacionalmente o talento de Taís Araújo, que na ocasião tinha apenas 17 anos. Retratando um Brasil Colonial desumano, do Século XVIII, a trama se voltava para a doce, inteligente e intensa Xica, uma escrava que lutava por igualdade e justiça. A repercussão da novela foi tão certeira que Taís Araújo foi recebida com honrarias na República Dominicana pelo chefe de Estado.

Éramos Seis

O SBT apostou alto em 'Éramos Seis'. Em 1994, a obra baseada no romance de Maria José Dupré recebeu sua quarta versão adaptada para a televisão. Estrelada por Irene Ravache, Othon Bastos, Jandir Ferrari, Tarcísio Filho, Luciana Braga e Leonardo Brício, o remake trouxe para o canal de Silvio Santos a história de uma família que passa por reviravoltas em uma São Paulo melancólica dos anos 1920.

Recebida muito bem pelo público, a novela fez tanto sucesso que a audiência chegou a confrontar a Globo. Um ano após sua exibição na emissora paulista, 'Éramos Seis' ganhou o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Novela, Melhor Atriz (Irene Ravache) e Melhor Ator Coadjuvante (Tarcísio Filho).

O Cravo e a Rosa

Uma novela que marcou a história da TV Globo, no início dos anos 2000, foi 'O Cravo e a Rosa'. Protagonizada por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis, a novela escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, com a colaboração de Duca Rachid, narrava uma luta de ideais entre os personagens Petruchio e Catarina. A comédia romântica, ambientada na década de 1920, continua no imaginário dos fãs que gostavam das histórias dos seus respectivos núcleos. Em todas suas reprises, no Vale a Pena Ver de Novo e no Canal Viva, a novela estabeleceu uma audiência bem satisfatória.

Chocolate com Pimenta

Não se pode falar de novela época e não citar Chocolate com Pimenta. Mais um clássico de Walcyr Carrasco, o folhetim sobre a vida sofrida da querida Ana Francisca (Mariana Ximenes) fez com que os telespectadores reservassem a faixa das 18h para ver os acontecimentos da cidade fictícia Ventura.

A história de vingança de Aninha movimentou o cotidiano de diversas pessoas, principalmente com os ânimos das vilãs Jezebel (Elizabeth Savala) e Olga (Priscila Fantin), principalmente com o galã Danilo (Murilo Benício), que a humilhou na adolescência.

Reunindo momentos de superações, maldades e muito romantismo, Chocolate com Pimenta brilhou também com as atuações de Laura Cardoso, Ary Fontoura, Drica Moraes, Marcello Novaes, Samara Felippo, Rosamaria Murtinho, entre outros gênios da teledramaturgia.

COMENTÁRIOS dos leitores