Szafir lembra luta contra a Covid-19: 'A vida é frágil'

Luciano Szafir detalhou que ainda sofre com sequelas da doença

qua, 18/08/2021 - 13:20
Reprodução/Instagram Ator Luciano Szafir ficou 32 dias no hospital Reprodução/Instagram

Depois de ter enfrentado uma batalha contra o novo coronavírus, Luciano Szafir relembrou os dias difíceis causados pela doença. Em entrevista para a colunista Fábia Oliveira, o ator contou sobre as duas vezes que foi infectado pelo vírus.

"Na primeira, em fevereiro, foram sintomas leves, a recuperação foi em casa. Na segunda, nos primeiros dias, a sensação foi a mesma: cansaço, tosse, sensação de resfriado. Os sintomas apareceram assim que voltei de uma viagem a trabalho, na Bahia. Apesar de todas as precauções, uso de máscara, face shield, higienização das mãos e distanciamento social, fui contaminado. (...) Procurei um médico assim que cheguei ao Rio [Rio de Janeiro]. Falei dos meus sintomas e, imediatamente, fui testado e encaminhado para tomografia. Este foi, inclusive, o motivo de eu não ter tomado a vacina na época em que estava disponível a campanha para a minha idade", disse.

Luciano contou como recebeu a notícia de que teria que ser intubado e quais medos passaram pela sua cabeça.

"Eu já estava para ter alta, tudo certo e, de repente, tudo desmoronou. Passa muita coisa pela cabeça. Me agarrei muito à fé e queria ter pensamentos apenas positivos, mas foi um momento muito angustiante. Não foi fácil. (...) O maior [medo] era não ver os meus três filhos, minha mulher e minha família. Lembro que quando cheguei em casa, vi meus dois filhos brincando e fiquei ali, admirando e agradecendo pela chance de estar ali com eles. Ainda estava muito debilitado, mas, mesmo assim, com toda a dificuldade do momento, estava muito grato de sair do hospital com vida e voltar ao convívio da minha família", frisou.

O ator também comentou sobre o carinho que recebeu dos fãs neste momento difícil: "Sempre recebi muito carinho dos meus fãs, mas não imaginava o tamanho deste sentimento. Recebi e ainda recebo muitas mensagens. São tantas, que nem dou conta de todas. Aproveito aqui para agradecer mais uma vez a corrente de todos para a minha recuperação. Foi fundamental para eu estar aqui hoje".

Luciano revelou alguns detalhes que aconteceram depois que foi extubado e disse que acredita que as primeiras pessoas que viu foram a irmã, Priscila, e a esposa, Luhanna: "Cada um tem uma reação. Conversei com pessoas que não sentiram nada e não lembram de nada. E quando conto minha experiência, todos se assustam. Apesar de sedado, lembro da sensação de engasgo, das vozes da minha irmã e da minha mulher. Sei exatamente o que falavam no ato da intubação, mesmo sedado. Se eu te contar que vivi um looping da sensação 30 vezes? Quando fui extubado, estava muito dopado ainda".

No entanto, mesmo depois de ter vencido esta etapa, o ator ainda terá que passar por uma cirurgia: "Estou colostomizado [usando um tipo de bolsa que liga o intestino grosso à parede do abdômen] e aguardando os médicos marcarem a cirurgia para a reconstrução do intestino, ainda sem data. No mais, muita fisioterapia. Sinto a melhora a cada dia, mas o caminho é longo. Estou fazendo pela primeira vez terapia. Segundo o médico, é comum entre os pacientes que passaram pelo que passei, um desequilíbrio emocional. Estou fazendo de maneira preventiva. Se o médico manda, eu faço!"

O apresentador ainda revelou quais são as sequelas que teve depois da Covid-19. "Memória falha, fraqueza, respiração. Ainda me canso com facilidade. Coisas comuns como banho, por exemplo, tenho certa dificuldade. É sentado. As noites também não são mais as mesmas. Fiquei mais medroso. Tenho medo das consequências pós-Covid, que é tão perigoso quanto a doença. É uma insegurança constante", disse.

Por fim, Luciano conclui: "A vida é frágil demais para desperdiçar com bobagens. A simples rotina é uma bênção. Depois de tudo que passei, fiquei mais medroso. Não vou descuidar da saúde. Aprendi a valorizar cada detalhe da minha vida".

COMENTÁRIOS dos leitores