Álbum de estreia da banda Pearl Jam completa 30 anos

Embora o disco "Ten" trouxesse músicas como "Even Flow" e "Alive", o álbum não foi um sucesso imediato em 1991

por Vinícius Tomei sex, 27/08/2021 - 17:37
Divulgação/Epic Records Divulgação/Epic Records

Há 30 anos, a banda de Seattle, Pearl Jam, lançava seu álbum de estreia, intitulado  'Ten'. Entretanto, o disco não foi um sucesso de vendas imediato. O sucesso de outra banda fez com que a vendas de CD's bombasse.

Em 1991, duas bandas de Seattle estrearam seu primeiro álbum, Pearl Jam e Nirvana. O disco da banda de Eddie Vedder veio primeiro, porém, não foi um sucesso de vendas. Quatro semanas depois, chegava "Nevermind", do Nirvana, nas lojas de disco. O álbum do grupo de Kurt Cobain estourou e fez com que os fãs fossem atrás de outras bandas de Seattle.

Apesar do estilo diferente, Pearl Jam mostrava uma simpatia ao Rock Clássico e não tão anarquista quanto o Nirvana. O cantor Eddie Vedder foi o principal destaque da banda. O vocalista fez fãs no mundo todo com sua voz marcante e presença de palco - sem contar sua grande carga dramática e emocional para as faixas da banda.

A cena grunge entrava de vez no gosto do público. Com isso, a Sony começou a trabalhar nos clipes do álbum Ten. "Even Flow" e "Alive" começaram a entrar na programação da MTV, o que fez a banda decolar. Logo em seguida, o impactante vídeo de "Jeremy" estreou e a banda entrou no mainstream (nome dado a um produto considerado comercial e de grande divulgação) de forma definitiva.

Um ano após o lançamento, 'Ten' entrou no top 10 dos EUA. O álbum vendeu mais de 13 milhões de cópias nos Estados Unidos e se tornou não só o maior sucesso da banda, mas um dos discos mais emblemáticos dos anos 90.

O grande sucesso de 'Ten' está totalmente relacionado ao rumo que a banda tomou. Com medo de ser dominada pela indústria musical, o grupo trilhou um caminho mais discreto e sem tanta divulgação, movimento contrário ao das bandas populares da época.

Apesar da estratégia diferente, Pearl Jam é referência no Rock e atrai fãs do mundo inteiro até hoje. Com 11 álbuns lançados a banda atingiu, em 2020, a marca de 2 bilhões de 'plays' no Spotify, além de 10 milhões de ouvintes mensais.

COMENTÁRIOS dos leitores