DC Comics tenta reformular seu universo cinematográfico

A desenvolvedora trará novidades de seus filmes no evento DC FanDome, que acontece em 16 de outubro

por Vinícius Tomei qua, 08/09/2021 - 17:29
Divulgação/Warner Divulgação/Warner

O principal evento para os fãs de quadrinhos, jogos, filmes e animações da DC Comics ocorre em 16 de outubro. A DC FanDome promete trazer novidades sobre o universo cinematográfico da desenvolvedora. A DC busca reformular seu universo cinematográfico, principalmente após o insucesso de Liga da Justiça (2017), Batman vs Superman (2015) e Esquadrão Suicida (2016).

A desenvolvedora reconheceu os erros nos filmes e já estreou uma reformulação de seu universo com o novo Esquadrão Suicida e a Liga da Justiça (ambos de 2021) do diretor Zack Snyder. Com isso, a produtora deseja confrontar os filmes da Marvel e voltar a ser a principal desenvolvedora de filmes de Super Heróis (patamar obtido com a trilogia de Batman, por Christopher Nolan).

Segundo Henrique Almeida, jornalista e fundador do portal Boletim Nerd. Almeida sobre a necessidade de reformulação dos filmes da DC. "A Marvel estabeleceu um sucesso. A DC tentou colocar seus personagens em seus lugares de destaque, mas após a trilogia do Christopher Nolan com o Batman a gente teve uma tentativa de universo que não colou", diz Almeida. "A nova edição da Liga da Justiça (Snyder Cut), teve avaliações boas e esteve à altura do que foi prometido", completou.

Além disso, Henrique comentou sobre a perda de "monopólio" da DC para a Marvel nos cinemas. "A Marvel teve muitos problemas como empresas, tendo que vender os direitos de seus personagens. Já a DC tinha o Batman nas telonas e a Marvel teve filmes cancelados na mesma época", diz Almeida. "Mas a DC não investiu direito em filmes, até um tempo atrás só tínhamos a trilogia do Batman do Nolan. E a Marvel surgiu como Marvel Studios,com a ideia de universo compartilhado e construindo ele", completou.

"A Marvel foi com um filme ali, outro aqui e criou o seu universo. Por outro lado, a DC quis ter tudo de uma vez só, queimou etapas e isso prejudicou bastante. Fez um filme em que o Batman era a cara do Bruce Wayne com o Ben Affleck, mas é um filme que ele divide, do nada, atuação com o Superman sem explicar nada", diz Almeida.

 "No momento, a Marvel encerrou a jornada de seus principais heróis em Vingadores: Ultimato. Por outro lado, a DC está em formulação e pode crescer bastante seu universo. O filme do Flash (esperado para 2022) tem bastante investimento e promete trazer o multiverso", diz Henrique. "E é esperado que sejam lançados  filmes mais soltos, como Aquaman 2 e Shazam 2. Além dos longas como o do Coringa, uma iniciativa totalmente à parte, foi um filmão que causou um impacto grande nos cinemas", completa.

Além da reformulação de seu universo, a DC aposta em filmes com uma temática mais adulta, como Esquadrão Suicida e Coringa. "Faz muito tempo que os quadrinhos estão sendo feitos para um público mais adulto. Acredito que funciona e a DC tem uma vantagem por estar atrelada com a Warner Bros, que está acostumada a fazer filmes para adultos, ao contrário da Marvel, que é da Disney", finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores