Vice-campeã do Miss Universo SP denuncia racismo no evento

Ieda Favo, vice-campeã do Miss Universo SP publicou vídeo nas redes sociais desabafando racismo sofrido por ela na competição

por César Lui qui, 07/10/2021 - 10:38

Vice-campeã da edição Miss Universo São Paulo, Ieda Favo publicou, nessa quarta-feira (6), um vídeo em suas redes sociais desabafando sobre momentos de racismo sofridos durante a competição de beleza. Representante de Guarulhos, a modelo chega a questionar se as atitudes para com ela foram motivadas por cor ou por sua condição social.

Em vídeo, Ieda cita vários momentos constrangedores onde teve tratamento diferente das outras competidoras. Um deles era o fato de nas fotos, sempre lhe pedirem para ficar atrás, no intuito, segundo ela, de escondê-la. “Sempre me pediam para ficar atrás, no fundo, nos momentos das fotos e vídeos. Quais eram as justificativas? Era por conta da minha cor, por que sou negra? Por conta da minha condição social, da minha cidade?”, pergunta.

Outro momento que abalou Ieda foi uma ação invasiva de um coreógrafo, que a puxou pelo braço de forma rude sem autorização, para posicioná-la para fotos e vídeos. Sem revelar a identidade do profissional, ela explicou: “Me colocou na posição que ele queria que eu ficasse. Fui a única que ele tocou e ele tocou de forma forte, dura. Você que não sabe, passei por muitos problemas na minha infância e adolescência que me geraram traumas. E um homem daqueles me segurar de forma rude me remeteu ao meu passado. Fiquei extremamente abalada, fiquei extremamente desnorteada. Ele fez isso só em mim, em nenhuma outra candidata”.

Por fim, Ieda relatou o que foi a gota d’água para ela, na final, ao lado da Miss Jaú e Miss Ribeirão Preto, ela foi a única que teve uma pergunta feita de última hora e de fora da lista de 13 possíveis questionamentos que foram passados para as candidatas. “A primeira respondeu, a segunda respondeu e a minha pergunta era a única que não estava na lista! Era a única pergunta! Por que aconteceu isso comigo? Por quê?”, desabafou, alertando que não quer a coroa, apenas que as próximas competidoras negras, não passem pelos constrangimentos que passou.

Miss Universo SP se pronuncia

Em nota, a edição do Miss Universo SP afirmou se solidarizar com a situação contada por Ieda e ofereceu apoio, colocando a disposição qualquer imagem, vídeo e documento para que possa provar e tentar as medidas cabíveis na Justiça, salientando não concordar com nenhuma forma de preconceito e já colocando a sua equipe jurídica para investigação interna das ocorrências.

“Desde já a equipe do Miss Universo São Paulo 2021 se solidariza com a situação narrada e oferece todo o apoio à candidata leda. A organização se coloca à disposição da candidata para a disponibilização das imagens e documentos inerentes ao concurso, para que as eventuais medidas judiciais sejam acionadas se identificada qualquer irregularidade, reforçando que, em contrapartida, a equipe jurídica do Miss Universo São Paulo 2021 já foi acionada e está trabalhando no caso”, informaram em trecho.

Confira a nota na íntegra:

 

COMENTÁRIOS dos leitores