Globoplay inclui no catálogo a novela Renascer

Exibida originalmente em 1993, trama escrita por Benedito Ruy Barbosa fez sucesso na Globo

por Paulo Uchôa dom, 10/10/2021 - 12:25
Reprodução/TV Globo Marcos Palmeira interpretou o filho de Antonio Fagundes na novela Renascer Reprodução/TV Globo

A partir desta segunda-feira (11), noveleiros de plantão terão a oportunidade de ver novamente Renascer. A trama escrita por Benedito Ruy Barbosa estreia no catálogo do Globoplay. Exibida originalmente em 1993, a obra foi protagonizada pelo ator Antonio Fagundes, o eterno coronel José Inocêncio. Além de Fagundes, a história baseada nas lavouras de cacau do Sul da Bahia teve também a entrega cênica de Marcos Palmeira.

Entrevistado pelo Gshow, o intérprete do personagem João Pedro, filho rejeitado de Inocêncio, falou sobre o retorno da novela. "Eu fiquei muito feliz com a volta de Renascer. Sempre achei que a novela merecia mais destaque - talvez até tenha, eu que estivesse carente desse destaque -, por abordar temas tão pertinentes, principalmente a questão da terra, que é muito importante para mim. Isso sem falar que João Pedro me abriu portas. Digo que estava no lugar certo, na hora certa", disse.

De acordo com Marcos, suas origens estavam expressas dentro da obra: "Viver esse universo rural me remeteu as minhas origens, ao meu bisavô, as minhas vivências de menino. Foi um mergulho para dentro. Eu sempre gostei de terra, de fazenda, já trabalhei com índios na década de 1980... É uma relação antiga que essa novela fortaleceu". Atores como Osmar Prado, Regina Dourado, Jackson Antunes, Chica Xavier, Maria Luísa Mendonça, Marco Ricca, Tarcísio Filho, Herson Capri, Gésio Amadeu, Patrícia França e Leonardo Vieira brilharam no projeto.

Papel criticado

Apesar de todo o sucesso, Renascer acabou dando o que falar por causa de uma personagem. Mariana, papel de Adriana Esteves, não caiu no gosto dos telespectadores. Na época, Adriana foi muito criticada devido à sua atuação no folhetim. A atriz chegou a entrar em depressão ao ouvir comentários negativos, chegando até deixar no ano seguinte a novela Quatro por Quatro. Ela estava escalada para interpretar Babalu, protagonista que ficou a cargo de Letícia Spiller.

Durante dois anos, Adriana optou por ficar reclusa da televisão. Em 1996, ela estrelou no SBT a trama Razão de Viver, ao lado de Irene Ravache. Um ano depois, Adriana Esteves voltou à Globo para protagonizar A Indomada, de Aguinaldo Silva. O retorno triunfal dela rendeu elogios pela atuação no papel da justiceira Helena.

COMENTÁRIOS dos leitores