Parque 13 de Maio sem o encanto do Palhaço Chocolate

Um dos maiores artistas de Pernambuco não fará, mais uma vez, a tradicional festa do Dia das Crianças do parque recifense, em razão da Covid-19. 'O dia 12 do ano passado foi muito triste', desabafa. Há esperança, porém, para 2022

seg, 11/10/2021 - 18:51
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Ulisses Dornelas interpreta o Palhaço Chocolate Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Há dois anos, um dos personagens mais ilustres de Pernambuco não veste o seu figurino e nem pinta o rosto para alegrar milhares de crianças no Parque 13 de Maio, na área central do Recife. O cenário de 2020 se repetirá neste 12 de outubro: em vez de festa, o vazio. O Palhaço Chocolate, interpretado pelo produtor, arte-educador e psicólogo Ulisses Dornelas, não abrilhantará, mais uma vez, a emblemática celebração do Dia das Crianças em razão da pandemia da Covid-19.

O Parque, que antes era preenchido pela euforia e animação transmitida pelo carismático personagem, seguirá silencioso nesta terça-feira (12). Há 45 anos, o palhaço tinha um encontro confirmado com gerações de crianças pernambucanas. Com um enorme palco armado, decorações cheias de cores e uma programação repleta de brincadeiras lúdicas e músicas autorais, o evento era uma oportunidade de diversão gratuita para as crianças, principalmente para as mais carentes. Sua ausência gera tristeza. 

Esse mesmo sentimento, principalmente, é vivido pelo próprio Palhaço Chocolate, o artista que dedica décadas de sua vida para a realização do evento. Nestes últimos dois anos, teve que passar o Dia das Crianças em casa. “O dia 12 do ano passado foi muito triste, porque eu passei pelo Parque 13 de Maio, olhei as palmeiras, olhei aquele espaço imenso, tudo fechado e realmente foi muito triste, na minha memória com mais de 45 anos fazendo o evento, todos o dia 12 era certeza do encontro marcado com a crianças pernambucanas”, conta o artista, em entrevista ao LeiaJá nesta segunda-feira (11).

Festa do Dia das Crianças recebeu grande público em 2015. Foto: Chico Peixoto/LeiaJáImagens

O setor artístico foi o primeiro afetado pela pandemia de coronavírus, com suas atividades diretamente relacionadas à aglomeração de pessoas. Diante da urgência de se realizar o isolamento social, não houve outra alternativa a não ser fechar as portas ou pausar atividades culturais.

O Palhaço Chocolate conta que passou por um momento difícil diante da crise sanitária: "Foi muito difícil para a gente, o artista brasileiro já vive com imensa dificuldade e com a pandemia isso foi agravado. Não só financeiramente, eu perdi muito bons amigos, meu papai noel faleceu, o pessoal da minha trupe também passou por dificuldades, imagina a cabeça de quem perdeu pessoas queridas?”, desabafa o artista.

É difícil imaginar o que faz o Palhaço Chocolate sem a tradicional festividade. Ele revela ao LeiaJá que o ano de 2020 foi um momento de recolhimento. O artista reservou o ano para realizar lives por meio das redes sociais, onde aproveitou o as oportunidades para arrecadar doações para ONGs, institutos de apoio a crianças vulneráveis e também para ajudar seus músicos que passaram por dificuldades financeiras durante a pandemia.

Neste dia 12 de outubro de 2021, o artista seguirá sem realizar a tradicional festa ou qualquer outro evento. Para preencher o espaço vazio pela ausência da comemoração, o palhaço irá realizar uma gravação no Teatro Boa-Vista, no Recife, em homenagem às crianças.

Quando questionado qual o sentimento de um palhaço ao não poder realizar seu trabalho de levar otimismo e esperança à população, o artista desabafa: “A função do palhaço é alegrar, é levar alegria, é fazer a festa e encantar as pessoas, e ficar fora do palco, fora do circo, é muito triste. Não há nada pior do que você estar num espaço onde não é de alegria para as crianças. A minha felicidade é a alegria da criança brilhando durante o show. Quando ela gosta, ela canta, ela bate palma, ela participa, a família participa".

Com a flexibilização do isolamento social e a possibilidade de realizar alguns eventos menores em Pernambuco, o profissional está, aos poucos, voltando com suas atividades. Durante todos os domingos, o palhaço está com presença marcada no Teatro Boa-Vista com um espetáculo em homenagem ao circo, onde ele e sua equipe montam dentro do espaço um cenário que transmite ao público as mesmas experiências e emoções. Confira as informações sobre o espetáculo.

Para o próximo ano, as projeções são de mais otimismo, uma vez que o Palhaço Chocolate pretende voltar com sua programação habitual que se inicia desde o início do ano com as prévias de carnaval, passando pelos Dia das Mães, entre outras datas muito importantes para o artista até chegar ao tão esperado 12 de outubro.

Foto: Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

“Com certeza, o Parque 13 de Maio está na minha cabeça. Eu recebo convites de todos os estados do Brasil, mas sempre falo que me chamem em outra data, o dia 12 de outubro é de Pernambuco. Eu prometi, o ano que vem: eu vou estar o dia inteiro dedicado no parque, eu peço energia a Deus para fazer um grande show, um espetáculo lindo, já tenho até uma música nova pronta que eu quero lançar ao vivo especialmente para este evento", conclui Chocolate, em tom esperançoso.

Por Thaynara Andrade

COMENTÁRIOS dos leitores