Morre o maestro Rafael Garcia,criador do festival Virtuosi
Regente tinha 77 anos e estava lutando contra um câncer no fígado
Faleceu, na última terça (12), no Recife, o maestro Rafael Garcia. O regente tinha 77 anos e estava internado há três semanas no Real Hospital Português onde tratava um câncer no fígado. O velório e sepultamento do maestro acontecem nesta quinta (14) e sexta (15), no Cemitério de Santo Amaro, área central da capital pernambucana.
Rafael Garcia era chileno, mas radicou-se no Brasil há mais de 50 anos. Durante esse tempo, o maestro dedicou-se à música clássica nordestina e pernambucana. Ao lado da esposa, Ana Lúcia Altino, o regente criou o departamento de música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); a Orquestra Filarmônica Norte/Nordeste, que reunia músicos de Salvador a Belém; e o Virtuosi, festival de música de câmara que já realizou 23 edições no Recife, Gravatá, Garanhuns e outras cidades do Brasil,além de turnês internacionais.
O velório do maestro acontece nesta quinta (14), a partir das 16h, na capela central do Cemitério de Santo Amaro, localizado na região central do Recife. O sepultamento será no mesmo local, na sexta (15), às 11 horas da manhã. Rafael Garcia deixa a esposa, Ana Lúcia, seis filhos e 12 netos.