Morre o cartunista paraense Biratan Porto, aos 71 anos

Jornalista, publicitário, chargista, designer, escritor e compositor paraense está entre os maiores nomes do humor brasileiro e internacional

qua, 10/11/2021 - 17:42

Morreu na manhã desta quarta-feira (10), aos 71 anos, em Belém, o cartunista paraense Ubiratan Nazareno Borges Porto, mais conhecido como Biratan, uma das maiores referências do humor e da cultura do Pará. Segundo informações da família, o artista estava em tratamento contra o câncer.

Biratan nasceu no dia 29 de outubro de 1950, em Castanhal, e era formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Ele era escritor e compositor, foi cartunista profissional por mais de 40 anos e teve suas charges publicadas diariamente no jornal “A Província do Pará”, a partir de 1978.

O cartunista tem vários livros publicados, sendo um deles a coletânea “Biratan, Um Traço no Tempo – 40 anos de humor & Artes Visuais”, lançado em 2020. Ao longo da carreira, Biratan também conquistou prêmios no Brasil e no exterior, além de ter trabalhos exibidos em diversos países da Europa, como a França, Itália, Bélgica, Holanda, entre outros.

Biratan Porto foi o idealizador do Salão Internacional de Humor da Amazônia, festival de exposição de cartuns e charges que teve dez edições, entre os anos de 2008 e 2018. Até o fechamento deste texto, informações sobre o velório e o sepultamento do cartunista ainda não foram divulgadas.

Na galeria de fotos estão alguns dos premiados cartuns de Biratan. Conheça mais nos links abaixo.

http://biratancartoon.blogspot.com/

https://brazilcartoon.com/biratancartoon?language=

Por Isabella Cordeiro.

COMENTÁRIOS dos leitores