Prefeitura do Recife lança exposição Agosto da Jurema

Projeto, que versa sobre a consolidação da Jurema no campo religioso, será aberto às 14h do próximo sábado (20), no Pátio de São Pedro

sex, 19/11/2021 - 19:02
Marcos Pastich/PCR Recife conta com mais de 500 casas de religiões de matrizes africanas e indígenas. Marcos Pastich/PCR

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, abrirá a VIII Jornada de Direitos Humanos com a exposição “Agosto da Jurema”, que versa sobre a consolidação da religião em Pernambuco, em suas formas culturais e políticas. O lançamento da mostra ocorrerá às 14h do próximo sábado (20), no Centro de Design do Recife, localizado no Pátio de São Pedro, casa 10, bairro de São José.

A exposição conta com imagens registradas pelos fotógrafos Brenda Alcântara, Diego Nigro, Daniel Tavares, Lula Carneiro, Marcos Pastich e Sol Pulquério. De acordo com a Prefeitura, o objetivo da ação é que, a partir da visualização das fotos, o público tenha a possibilidade de ter outras experiências e interpretações do que se vivencia na religião, sendo estimulado a compreender “que cada pessoa tem o seu sagrado e também direito à expressão pública das várias religiões, praticando assim, o enfrentamento a preconceitos”, diz o material de divulgação.

A mostra ficará disponível ao público até o dia 22 de janeiro, de segunda a sábado, das 9h às 16h, e aos domingos, das 13h às 1h30.  A gerente de Igualdade Racial da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, Girlana Diniz, reforça que, apesar da pluralidade de cultos que se manifestam no Recife, as religiões de matrizes afro-brasileiras ainda sofrem discriminação, o que "dentro do Racismo Estrutural brasileiro, é sem dúvida, um dos problemas mais alarmantes", lamenta.

Segundo Girlana, o Recife conta com mais de 500 casas de religiões de matrizes africanas e indígenas, variando entre os cultos de Terreiros de Jurema, Candomblé e Umbanda. “Dentro das manifestações de matriz afro-indígenas, o culto à Jurema é das manifestações menos visíveis e valorizadas, mas no entanto, a amplitude da presença da Jurema em casas e terreiros no contexto da cidade do Recife identifica as suas comunidades de maneira rara no contexto nacional", ressalta a gerente de Igualdade Racial.

Sobre a Jurema 

No contexto das manifestações religiosas de descendência indígena e afro-brasileiras, o mês de agosto é importante para quem cultua a jurema, sendo um período simbólico demarcado pelos rituais e festas. Essa manifestação origina-se da jurema, uma árvore utilizada para a fabricação de uma bebida que promove força, sabedoria e contato com seres do mundo espiritual por meio da incorporação. É dessa forma que o uso da árvore desencadeia a formulação de uma experiência religiosa com o mesmo nome.

Serviço

Lançamento da exposição Agosto da Jurema"

Dia: 20 de novembro

Hora:14h

Local: Centro de Design do Recife - Pátio de São Pedro, casa 10. São José, Recife

COMENTÁRIOS dos leitores