Olinda cancela Carnaval de rua pelo segundo ano
Uma das folias mais procuradas do país não acontecerá em 2022 em virtude da crise sanitária do país.
Um dos Carnavais mais disputados do país não ganhará as ruas em 2022. Pelo segundo ano consecutivo, Olinda não terá festas públicas no período momesco em virtude da epidemia do coronavírus. O cancelamento da folia foi anunciado nesta quarta (5) pelo prefeito da cidade, Professor Lupércio.
Durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Governadores, sede do Executivo Municipal, o gestor falou sobre a decisão. Segundo Professor Lupércio, o atual cenário pandêmico no estado de Pernambuco ainda não permite a realização de um evento de tal porte. “Acima de qualquer evento está a vida. Nós tomamos essa decisão em coletividade: estamos cancelando o Carnaval de Olinda”, disse o prefeito.
Professor Lupércio disse ainda que o cancelamento foi fruto de discussões feitas junto a um comitê que monitora a situação sanitária no município. Ele lamentou a decisão mas reforçou a importância de se manterem os cuidados necessários para a contenção da pandemia. “É um momento delicado para todos nós e sabemos muito bem que o Carnaval de Olinda, sem desmerecer nenhum município, e sem qualquer soberba, mas todos sabem que passam por aqui mais de 80 países, é um Carnaval conhecido mundialmente, que gera emprego direto e indireto. Circulam por aqui mais de quatro milhões de pessoas, é um dos mais democráticos até porque com dinheiro ou sem dinheiro aqui se brinca”.
Outras cidades brasileiras com grandes folias de rua já haviam anunciado o cancelamento do ciclo neste ano de 2022. Bahia e Rio de Janeiro bateram o martelo e não realizaram o Carnaval novamente. Em Pernambuco, vários blocos tradicionais como o Homem da Meia-Noite e o Eu Acho é Pouco também cancelaram seus desfiles, bem como o município de Jaboatão que cancelou festividades públicas no período.