Saiba como fazer um ceviche refrescante para o verão

Receita promove uma explosão de cores e sabores para os dias de calor

por Paulo Uchôa seg, 31/01/2022 - 15:06
José Henrique Moura Sabor: ceviche misto é uma pedida para quem ama o verão José Henrique Moura

O verão é uma das estações que encanta muita gente, e é nele que surgem programações bastante divertidas. Por ser uma época de calor, as pessoas ativam o modo "relax" para se jogarem em bebidas e também em novas tendências gastronômicas. O que muitos não imaginam é que dá para aproveitar o clima quente se aventurando na cozinha de casa.

Uma das opções que dá para fazer no conforto do lar é um ceviche. Para Yuri Machado, chef do restaurante CA-JÁ, o prato proporciona uma explosão de sabores. "Este é um prato de origem latino-americana, leve e refrescante, sem glúten e sem lactose. É simples de fazer e combina muito bem com as altas temperaturas do verão", explica.

Em parceria com o CA-JÁ, o LeiaJá destaca uma receita de ceviche misto simples, saborosa, fácil e refrescante para o verão.

Ingredientes:

Pescada Amarela descongelada 180g

Filé Camarão 70g

Uma Pimenta de Cheiro 10g

Meia Pimenta Dedo de Moça 6g

Gengibre 20g

Cebola roxa 40g

Coentro 10g

Suco de limão tahiti 60ml

Sal refinado 4g

Batata doce 20g

Milho 20g

Água 60ml

Óleo Vegetal 60ml

Salsão 5g

Cebola Branca 25g

Caldo de peixe (hondashi) 20ml

Suco de meio limão tahiti 20 ml

Aparas de peixe (partes menos nobres) 10g

Passo a passo

1- Comece pelo Leche de Tigre, que é aquele caldinho do ceviche. Em um liquidificador adicione suco de limão, dentes de alho, talos de salsão, talos de coentro (próximo a parte branca da raiz), o caldo de peixe, gengibre, cebola branca, aparas de peixe e uma pitada de sal. Bata tudo até que o sabor fique refrescante e com agradável picância. Depois, passe a mistura por uma peneira duas vezes, até o líquido não ficar mais fibroso. Reserve em uma bisnaga em ambiente refrigerado.

2- Agora o corpo do ceviche: Em uma panela de pressão com água e sal a gosto, cozinhe o milho, que deve estar cortado em rodelas de aproximadamente 2cm. Deixe até que o milho fique al dente. Em outra panela com água e sal a gosto, cozinhe a batata inteira, até que o centro da mesma esteja completamente cozido, porém firme. Depois que o milho cozinhar, descarte a água e reserve. Já a batata, corte em meia lua (desprezando as pontas irregulares) e em seguida, reserve. Em seguida, frite o milho e a batata doce até dourar. Reserve.

Atenção: Corte o peixe, já descongelado, em cubos. Reserve. Em uma caçarola, salteie os camarões até ficarem alaranjados. Dê choque térmico com água gelada. Escoe. Reserve os camarões.

3- Hora de montar tudo: Use dois bowls, um para cada porção. Em cada um adicione um pouco de suco de limão, leche de tigre, sal, gengibre ralado, alho picado, cebola cortadas em julienne (tiras longas e finas, similar a palitos), pimenta dedo de moça em cubinhos, pimenta de cheiro em cubinhos, o caldo de peixe (hondashi), coentro bem picado e acrescente o peixe e camarão. Finalize colocando no topo mais cebolas em julienne, limão, azeite e coentro picado.

Fotos: Reprodução/Instagram/@vempracaja

COMENTÁRIOS dos leitores