Relembre obras de Benedito Ruy Barbosa que viraram remakes

Autor já teve novelas de sucesso em versões adaptadas pela Globo

por Paulo Uchôa dom, 10/04/2022 - 11:15
Reprodução/TV Globo Sucesso de Benedito Ruy Barbosa, a novela Cabocla foi protagonizada por Vanessa Giácomo (Zuca) Reprodução/TV Globo

No dia 28 de março, a Globo levou ao ar o primeiro capítulo da novela Pantanal. O que muitos não devem saber é que o remake exibido na emissora já foi escrito no passado por Benedito Ruy Barbosa. Em 1990, a primeira versão da obra encantou os telespectadores na extinta Rede Manchete, que teve Cristiana Oliveira vivendo a intensa Juma Marruá.

Considerado um dos grandes nomes da teledramaturgia, Benedito Ruy Barbosa teve trabalhos de sucesso adaptados também pela Globo. O LeiaJá destaca quatro novelas do autor que ganharam remakes.

Cabocla

Sucesso no final da década de 1970, Cabocla acabou voltando à programação da Globo com uma versão encantadora. Em 2004, a obra baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto teve no seu papel principal a estreante Vanessa Giácomo. A atriz interpretou Zuca, personagem que foi de Gloria Pires no passado. O remake de Benedito Ruy Barbosa teve colaboração das filhas do dramaturgo, Edmara e Edilene Barbosa.

Sinhá Moça

Dois anos após o estouro da segunda versão de Cabocla, a Globo escalou mais uma obra Benedito Ruy Barbosa para ser adaptada. Sinhá Moça resgatou a magia da sua primeira versão, em 1986. Com um elenco estelar, a trama inspirada no romance homônimo de Maria Dezonne Pacheco Fernandes teve em sua abertura a voz do cantor Leonardo. A obra exibida na faixa das 18h substituiu Alma Gêmea.

Paraíso

Em 2009, Benedito Ruy Barbosa voltou a prender a atenção do público de casa com mais um clássico. Os telespectadores se deliciaram novamente com as histórias de Paraíso. As pessoas que curtem os trabalhos do autor puderam conferir o retorno da doce Santinha (Nathalia Dill), que vive uma rotina de proteção sob os olhares da mãe, a beata Mariana (Cassia Kiss).

Meu Pedacinho de Chão

Benedito Ruy Barbosa escreveu em 1971 a novela Meu Pedacinho de Chão. Depois de 20 anos, o folhetim ganhou magia e pureza ao contar a história da professora Juliana, vivida pela atriz Bruna Linzmeyer. Após chegar à fictícia Vila de Santa Fé, Juliana passa a despertar o amor do vilão Zelão (Irandhir Santos), o que chega a movimentar bastante a trama. A obra reuniu grandes nomes da arte como Antonio Fagundes, Juliana Paes, Osmar Prado e Rodrigo Lombardi.

COMENTÁRIOS dos leitores