Semana incentiva a sustentabilidade na moda paraense

A UNAMA - Universidade da Amazônia realizou uma programação inspirada no movimento mundial Fashion Revolution

sex, 22/04/2022 - 17:05
Clóvis de Senna/LeiaJáImagens Felícia Maia, coordenadora do curso de Moda da UNAMA Clóvis de Senna/LeiaJáImagens

Todos os anos, ao fim do mês de abril, trabalhadores, marcas, ativistas, ONGs e jornalistas se reúnem para incentivar a sustentabilidade na indústria da moda durante a Semana Fashion Revolution. O curso de Moda da UNAMA - Universidade da Amazônia organizou uma programação com oficinas, palestras, mesas de debates e exposições, inspirada no movimento, entre os dias 18 e 22 de abril, no campus da Alcindo Cacela, em Belém.

A coordenadora do curso, especialista em Cultura de Moda, professora Felicia Assmar Maia, explicou que a Semana Fashion Revolution faz parte do movimento mundial Fashion Revolution, que busca conscientizar marcas e a respeito do valor daquilo que os consumidores estão comprando.

O movimento teve início em 2013, com o desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que matou muitos trabalhadores de confecção. Segundo Felicia Maia, a moda está entre as indústrias que mais poluem o meio ambiente e que, muitas vezes, não respeitam as condições de trabalho das pessoas que estão nessa cadeia produtiva.

A professora disse que a ideia do movimento é melhorar as condições de trabalho para quem faz parte dessa linha de produção. “Fazendo com que haja um respeito maior ao planeta e, principalmente, uma humanização do processo produtivo da moda”, destacou.

Embed:

Felicia Maia comentou sobre o envolvimento dos estudantes na programação e ressaltou que ter a oportunidade de participar de um movimento internacional é um grande aprendizado para eles - e que pode ser levado futuramente para o mercado de trabalho, inclusive na criação de uma marca.

“Para que ele pense que essa marca pode ser sustentável, que pense nas condições de trabalho nas pessoas que vão produzir aquela roupa, aquele acessório que ele criou. Funciona realmente como um aprendizado para os alunos”, reafirmou.

A Semana Fashion Revolution organizada pela UNAMA vai se encerrar no domingo (24), com um Bazar Solidário e uma roda de conversa sobre o tema “Dinheiro, moda e poder”, das 9 até as 13 horas, na praça Batista Campos, em Belém.

Por Isabella Cordeiro, com apoio de Even Oliveira (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

COMENTÁRIOS dos leitores