Confira sugestões para ler no Dia da Língua Portuguesa

Leia Já selecionou quatro livros de autores brasileiros de diferentes épocas para celebrar a data

qui, 05/05/2022 - 19:04
Foto/Pxhere Foto/Pxhere

Nesta sexta, 5 de maio, é celebrado o Dia da Língua Portuguesa. Que tal celebrar o quinto idioma mais falado no planeta, por cerca de 300 milhões de pessoas em todos os continentes e prestigiar a produção de autores nacionais, de difentes escolas estéticas e épocas? O Leia Já separou uma lista de livros para comemorar a data:

Primeiras Estórias- Guimarães Rosa

Publicado em 1962, é composto por 21 contos ambientados numa zona rural não-específica. As narrativas curtas falam de temas diversos, como a busca pela felicidade, autoconhecimento e “as maneiras de se conviver com a inevitável finitude da vida”. Em 1994, um dos capítulos mais famosos do livro “A Terceira Margem do Rio”, foi adaptado para o cinema por Nelson Pereira dos Santos.  Em 1999, Pedro Bial também fez um filme inspirado em 5 contos da obra intitulado “Outras Histórias”.

Triste fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto

Policarpo Quaresma é um funcionário público, fluente em tupi-guarani e estudioso da cultura indígena. Ele acredita que o tupi-guarani deveria ser considerado a língua oficial do Brasil e quer provar para todos o seu ponto de vista. Publicado em 1915, o romance é considerado pré-modernista pelas características do nacionalismo. Além disso, a obra possui um filme “Policarpo Quaresma, Herói do Brasil”, lançado em 1998.

Ideias para adiar o fim do mundo – Ailton Krenak

Adaptação de duas conferências e uma entrevista realizadas em Portugal, entre 2017 e 2019. O autor é considerado um dos maiores pensadores indígenas. Nascido no Vale do Rio Doce, ficou conhecido por discursar na Assembleia Constituinte em 1987, quando pintou o rosto com a tinta preta de jenipapo na luta pelos direitos indígenas. No livro, ele critica o afastamento da humanidade da natureza e diz que ideia de adiar o fim do mundo é “sempre poder contar mais uma história”

Um solitário à espreita: Crônicas – Milton Hatum

Publicado em 2013, nesta obra o autor três vezes ganhador do Prêmio Jabuti expõe suas opiniões e visão de mundo sobre o futuro da literatura, os difíceis anos vividos sob o regime militar e a mudança de realidade das cidades grandes.

Por Maria Eduarda Veloso

 

COMENTÁRIOS dos leitores