São João: artistas de PE fazem apelo a João Campos

Após suspensão do ciclo junino no Recife, em virtude da tragédia decorrente das últimas chuvas, vários profissionais da cultura têm usado as redes sociais mencionando o prefeito da capital pernambucana

por Paula Brasileiro ter, 31/05/2022 - 12:26

Na última segunda (30), uma decisão do prefeito do Recife, João Campos (PSB), deixou em alerta os profissionais da cultura. Após anunciar a suspensão do ciclo junino na capital pernambucana - a fim de redirecionar os recursos que seriam usados na festa para o auxílio às vítimas da chuva na cidade -, o gestor passou a ser mencionado em vídeos e em cartas abertas de artistas e pessoas ligadas ao ciclo junino pedindo que ele reconsidere a medida. 

Sem a realização das festas de São João há dois anos, por conta da pandemia do coronavírus, os profissionais da cultura vêm amargando dificuldades desde 2020, tendo sido o primeiro setor a parar no início da crise sanitária e um dos últimos a retomar seus trabalhos. Após o arrefecimento do problema no país, a possibilidade de voltar às atividades do ciclo junino neste ano de 2022 surgiu como uma garantia de trabalho remunerado aos profissionais da área. Muitos deles, inclusive, também lesados pelas chuvas. 

No entanto, na última segunda (30), após um final de semana de fortes temporais que deixaram inúmeros desabrigados e várias dezenas de mortos no Recife, o prefeito da cidade, João Campos, decidiu suspender as festividades juninas e realocar a verba que seria usada no evento. Segundo o gestor, cerca de R$ 15 milhões seriam injetados nas medidas de  assistência às vítimas. 

O anúncio deixou artistas, técnicos e outros profissionais do segmento revoltados. Pelas redes sociais, muitos deles têm mencionado Campos pedindo que ele reconsidere. 

O produtor cultural Roger de Renor publicou um vídeo afirmando que a decisão foi "precipitada" e "equivocada": "Alô prefeito, grande parte dessas pessoas, dessas vítimas, dependem das festividades do mês de junho na cidade do Recife pra recompor minimamente seus prejuízos materiais". O cantor Siba Veloso fez o mesmo. "Alô João Campos, eu tô bestinha de ver a ligeireza com que vocês cancelaram o São João. Não esperaram nem a água baixar pra penalizar o setor de cultura". 

Alguns coletivos se direcionaram ao prefeito recifense através de cartas abertas. Pelo perfil @juradojunino, foi compartilhado um apelo assinado por quadrilhas juninas de todo o país. "Fomos atingidos não só pelas chuvas, mas por essa decisão precipitada. Essa decisão é arbitrária e incabível, não se cobre um problema gerando outro ainda maior". 

O Acorde - Levante pela música PE também se manifestou. "Mais honesto seria realocar esses recursos de áreas realmente dispensáveis, como os absurdamente grandes gastos com publicidade. Só esse ano foram gastos mais de  10 milhões de reais em publicidade pela gestão de João Campos". 

Ainda na última segunda (30), Campos falou sobre sua decisão, durante entrevista ao telejornal Balanço Geral PE, se dizendo "solidário" aos profissionais da cultura e pedindo "compreensão". "Nesse momento, é completamente inviável fazer uma festa. Não há nenhum clima de produzir uma festividade nesse momento. No segundo semestre, com a cidade sendo restabelecida, a gente vai dar todo suporte, a gente vai poder fazer um ciclo valorizando todos os artistas, toda a cadeia produtiva do ciclo junino".

 

COMENTÁRIOS dos leitores