São Paulo ganha feira de livro gratuita

Evento ocorre entre os dias 8 e 12 de junho

sex, 03/06/2022 - 17:03
Pixabay Evento ocorre entre os dias 8 e 12 de junho Pixabay

Por Camily Maciel

A primeira edição da Feira do Livro, na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo, terá Mia Couto, Djamila Ribeiro, Ailton Krenak e Drauzio Varella entre os convidados da mesa literária. O evento, gratuito, ocorre entre os dias 8 e 12 de junho e é inspirado nos modelos de feiras de rua comuns em cidades como Lisboa e Madrid, nas quais os livros são expostos em parques e praças abertos à circulação do público.

A intenção, segundo os organizadores, é propor novas possibilidades de ocupar o espaço público e histórico de São Paulo. A Feira vai ocupar uma área que geralmente é destinada de forma exclusiva ao estacionamento de carros, e as editoras e livrarias poderão dispor seus lançamentos e acervos em tendas espalhadas pela área, que estará fechada para o trânsito. Ao todo, são 120 editoras e livrarias e mais de 55 convidados das mesas literárias. Além do escritor moçambicano Mia Couto, a angolana Yara Nakahanda Monteiro, o francês Bill François e a espanhola María Dueñas são os convidados internacionais do evento. 

A abertura oficial será às 15 horas da quarta-feira (8) e terá a apresentação de um slam de poesias, seguido de uma mesa literária com Lilia Schwarcz e Mia Couto. As mesas e debates vão se dividir entre o palco da Praça, ao ar livre, e o Auditório Armando Nogueira, no Museu do Futebol. Temas como urbanismo, direitos humanos, ciência e política serão discutidos ao longo dos cinco dias. No domingo (12), no Dia dos Namorados, o amor será o foco da conversa entre a cantora Letícia Letrux e o escritor e pesquisador Renato Noguera.

COMENTÁRIOS dos leitores