Artistas de Bahia e Pernambuco debatem mulher e literatura

Às 19h desta quarta-feira (8), as escritoras Tereza Sá (BA) e Ezter Liu (PE) e as fotógrafas Raíça Bomfim (BA) e Mariana Souto (PE) participam de uma live no canal da coletânea literária Profundanças

qua, 08/06/2022 - 13:16
Divulgação Evento acontecerá de forma remota, no canal da coletânea Profundanças. Divulgação

 Às 19h desta quarta-feira (8), as escritoras Tereza Sá (BA) e Ezter Liu (PE) e as fotógrafas Raíça Bomfim (BA) e Mariana Souto (PE) participam de um debate sobre a resistência das mulheres no campo da artes, em especial, da literatura. O encontro acontecerá de forma virtual e será transmitido ao vivo no canal do Youtube da coletânea literária Profundanças, cuja terceira edição chega ao segundo mês de circulação.

Para receber certificado, o público participante deverá se inscrever no evento através do site www.profundancas.com. A programação do Profundanças 3 inclui ainda, das 14h às 17h do sábado (11), uma oficina ministrada por Liu, voltada para mulheres cis e trans interessadas em produzir poesia. A atividade dispõe de 40 vagas e será realizada através da plataforma online Zoom.

“Espero instigar essas mulheres a produzirem o seu conteúdo, a escantearem as suas impostoras, a se colocarem no mundo através da palavra. Fazer esse encontro feminino e feminista, com ares de revolução, para mim é incrível”, conta Ezter.

Sobre Profundanças e a Circulação

A circulação celebra oito anos do circuito editorial Profundanças, um projeto literário e fotográfico independente criado na Bahia em 2014 pela professora e poeta baiana, Daniela Galdino, e que em três antologias elaboradas de forma completamente colaborativa, já publicou poemas de 51 escritoras, da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. No início de maio, foi lançado o site www.profundancas.com, onde é possível baixar todos os livros gratuitamente, conhecer mais sobre as escritoras de Profundanças e ainda consultar as críticas acadêmicas que abordam a antologia.

Para este ano de 2022, após aprovação pelo Fundo de Cultura da Bahia, o projeto realiza entre maio e agosto a Circulação Profundanças: Mulheres em Diálogo, a fim de mobilizar o público por meio de plataformas virtuais, promovendo diálogos sobre mulher, literatura, resistência e mercado editorial, além da dimensão formativa do projeto que são as oficinas. Ao todo, são quatro rodas de conversa e quatro oficinas, uma a cada mês.

O projeto Circulação Profundanças - Mulheres em Diálogo busca trazer o público para mais perto da proposta da antologia Profundanças. Foi contemplado pelo Edital Setorial de Literatura 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. A produção é da Voo Audiovisual. Mais informações podem ser acessadas nas redes sociais em @profundancas.

SERVIÇO:

Dia 08 de junho, às 19h, no Youtube.com/profundancas

Roda de Conversa “Mulheres em Profundanças”, pautando a resistência de mulheres no campo das artes.

Dia 11 de junho, às 14h, no Zoom: Oficina gratuita “Criação poética para mulheres”, com a pernambucana Ezter Liu.

COMENTÁRIOS dos leitores