Arrastão do Pavulagem volta às ruas de Belém no domingo

Há dois anos sem poder sair, por causa da pandemia da covid-19, o grupo musical retorna neste mês de junho para comemorar seus 35 anos

sex, 10/06/2022 - 13:51

No ano em que comemora seus 35 anos de existência, o Arraial do Pavulagem retoma, no domingo (12), o arrastão pelas ruas de Belém com o tema “Arraial do Pavulagem 2022: 35 anos de Pavulagem”, com seus tradicionais chapéus de fita, suas músicas marcantes e o famoso boi pavulagem. “O coração está em festa! Depois desses dois anos, o arraial retoma suas atividades presenciais com novos cuidados sanitários, volta com força total, com muita energia e alegria. Momento de encontro da cultura na rua”, afirma Walter Figueredo, um dos organizadores do evento.

O Arraial do Pavulagem surgiu em 1987, na Praça da República, a partir de uma reunião entre os primeiros músicos que integravam a banda, artistas paraenses e demais frequentadores do local. O intuito era mostrar a cultura marcante e presente nos festivais de São João no mês de junho.

“Naquele tempo, a quadra junina era basicamente de músicas nordestinas, como toada, quadrilha, forró e baião. Atualmente o Arraial pesquisa as sonoridades populares, expandindo a musicalidade brasileira”, complementa Walter.

A confeiteira Clara Almeida conhece o Arraial desde a infância, por meio de suas tias que sempre frequentaram a manifestação. Este ano, pela primeira vez, ela terá a experiência de acompanhar o cortejo na avenida Presidente Vargas. “Espero conhecer as músicas, as danças e viver a cultura paraense. Encontrar meus amigos e presenciar aquilo que eu só via pela televisão ou internet”, relata.

Para os brincantes que costumavam se reunir aos domingos do mês de junho, o retorno traz muita alegria e esperança de um novo começo. “O que sinto é uma mistura de muita expectativa e toda a saudade acumulada nestes dois anos sem poder acompanhar o cortejo pelas ruas”, declara a desenvolvedora de web Thaianne Oliveira, frequentadora do Arraial.

Para Thaianne, as lives transmitidas pelo Instituto Arraial do Pavulagem, durante a pandemia da covid-19, conseguiram amenizar um pouco a saudade de fazer parte do coro que embalava todo o trajeto. “Era emocionante assistir. Ainda assim, nada se compara à sensação de estar presente e dançar lado a lado cada coreografia despretensiosamente sincronizada”, relata.

A abertura oficial do Arraial ocorreu durante o Levantamento dos Mastros de São João, realizado na quinta-feira (9), às 18 horas, na Praça dos Estivadores. A cerimônia é inspirada no festejo de São Sebastião, que ocorre em Cachoeira do Arari, no Marajó, como uma forma de agradecer ao santo pelas bênçãos alcançadas.

O levantamento começa logo após a chegada do Boi Pavulagem e dos mastros na Escadinha do Cais do Porto, ao lado da entrada da Estação das Docas. São dois mastros trazidos nos barcos, pelas águas do rio Guamá, como uma forma de homenagear e valorizar os rios da região e sua conexão com a cidade.

“O sentimento é de pertencimento à manifestação cultural. É empatia, afeto, patrimônio coletivo, é a tradição do arraial de todo ano. É momento de reencontro, alegria, esperança e celebração. Um grande acontecimento artístico de cuidado e respeito a si e ao próximo”, finaliza Walter Figueredo.

Serviço

Concentração na avenida Presidente Vargas para o arrastão na Praça da República.

Quando: 12/06; 19/06; 26/06; 03/07.

Horário: saída do arrastão às 9 horas.

Informações: instagram @arraialdopavulagem

Por Juliana Maia (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores