Clássico literário “A dama das camélias” ganha releitura

Escritora paraense Caroline Lucena trabalha a narrativa sob olhar da personagem Marguerite Gautier

seg, 13/06/2022 - 16:09

O romance “A dama das camélias" é, sem dúvida, uma das mais belas e comoventes narrativas da literatura. Seja pelo seu enredo dramático, seja pelas descrições e riqueza de detalhes (tanto de paisagens quanto de sentimentos), tal obra encontrou lugar no cânone literário. O texto de Dumas Filho, que narra a saga de amor trágico vivida pelos personagens, é um dos mais aclamados ao redor do mundo. Como uma obra tão ovacionada poderia ter alguma alteração?

Em “Sob o olhar de Camille”, a escritora paraense Caroline Lucena não propõe mudanças no presente ou no passado da narrativa, mas coloca a visão de Marguerite Gautier sobre todos os acontecimentos como foco da trama. Releitura que evidencia o feminino acima de tudo, o projeto surgiu como um anseio da autora em responder ao final da cortesã no clássico original.

“Marguerite será vista não como sublime, vaporosa, diáfana e tantas outras definições líricas surreais (diferindo-se ainda por seu sacrifício outorgado), mas tal uma moça legítima, que sofreu como muitas e amou como poucas, que errou na justa medida de sua conversão, que possuiu uma história além daquela entrelaçada ao sobrenome Duval, que possuiria um futuro, acaso lhe houvessem permitido viver. Licença poética? Deveras”, explica a autora.

No mundo literário, Caroline produz os chamados “dramas de época”, textos com ambientação histórica diferenciada, em cada página revelando o caráter atemporal de emoções. “Sob o olhar de Camille” é a releitura da obra-prima de Alexandre Dumas Filho e traz o sagrado coração da mulher como protagonista. O livro está disponível em pré-venda no site da Editora Voz de Mulher.

Sobre a autora

Nascida em Belém do Pará, Caroline Lucena aprendeu ainda na infância a brincar e compor narrativas, encontrando nas palavras a personificação da vida. Formada em Psicologia pela UNAMA - Universidade da Amazônia, divide o amor de sua profissão com o universo das artes. Dentre ficção de época, crônicas e experiências líricas, atualmente possui quatro romances ("Olympic", "Preços e paixões", "Cartas no assoalho" e "A última pétala de Bougival"), duas coletâneas ("15 ensaios sobre o amor" e "Aforismos & reminiscências") e oito textos publicados em antologias, além de um projeto fotográfico na revista Toró Editorial e no mural colaborativo Voz & Verso.

Por Matheus Mascarenhas, especialmente para o LeiaJá.

COMENTÁRIOS dos leitores