Sabor UNAMA: união de música, gastronomia e arte

Com exposições, praça de alimentação e atrações musicais regionais, o festival ocorreu em Belém, no sábado (11)

ter, 14/06/2022 - 17:00

A quarta edição do Sabor UNAMA, promovida pelo curso de Gastronomia da UNAMA – Universidade da Amazônia, reuniu música, gastronomia e arte no último sábado (11). Após dois anos de restrições, o evento – que, normalmente, é anual – contou com a apresentação do jornalista Márcio Lins e exposições gastronômicas de alunos atuais e egressos do curso e restaurantes parceiros, além da presença de atrações paraenses, como Lucinnha Bastos, Farofa Tropikal, Orquestra Aerofônica e Leona Vingativa, e ainda venda de artesanatos do Projeto Andorinhas.

Bruno Morais, coordenador do curso, destacou que a ideia do Sabor UNAMA é colocar em prática o que os acadêmicos aprendem durante a graduação e oferecer o festival a Belém, que é eleita a Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. “Fortalecer cada vez mais a gastronomia e a cultura da nossa região fazem parte, também, do ensinamento que a gente faz em sala de aula para os nossos alunos”, disse.

As expectativas para o evento estavam grandes. Com a paralisação por dois anos, os organizadores decidiram voltar com tudo nessa quarta edição. Bruno também disse que há o desejo de fortalecimento do evento para que ele se torne semestral e que novos parceiros sejam agregados. Nesse ano, o Sabor UNAMA teve apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Belém e do SIMINERAL – Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará.

A cantora Lucinnha Bastos participou do evento, com seu repertório musical que exprime a cultura da região paraense de forma especial. “É maravilhoso poder mostrar a cultura de forma geral, pois cultura nós linkamos muito à música e a gastronomia. Nós somos muito felizes por ter um Estado com diversidade tão grande e poder partilhar isto com as pessoas, para elas saírem daqui com o sabor e com a música. Então, é muito bacana podermos aliar isto e trazer para dentro da faculdade”, explicou a cantora.

Embed:

A música possui a capacidade de mexer com o sentimento dos indivíduos, podendo trazer emoções diferenciadas, como a euforia, emoção e a nostalgia, além de ser um fator importante para a cultura. O evento Sabor UNAMA englobou música, gastronomia, dança, entre outras artes, que tornaram a experiência enriquecedora e emocional, trazendo músicas como “Belém, Pará, Brasil”, do Mosaico de Ravena, interpretada por Lucinnha Bastos, que causou sentimentos únicos de nostalgia para as pessoas presentes.

Além das apresentações de artistas consagrados e venda de objetos artesanais, o Sabor UNAMA teve as mais variadas combinações que a gastronomia proporciona, como o risoto de maniçoba com costelinha de porco e pupunha caramelizada e o bolinho de pato com ampola de tucupi, opções de pratos disponíveis em um dos estandes dos alunos.

Adria Frias, aluna de Publicidade e Propaganda, disse que o evento é uma maneira interessante de os estudantes colocarem em prática e mostrarem o desempenho no curso. “É também até uma forma da gente (pessoas de outros cursos e de gastronomia) se conhecer melhor. Eu estou achando uma experiência muito bacana”, complementou.

Thainá Yunes, aluna do terceiro semestre de Gastronomia, foi uma das expositoras no festival e levou ao público um prato de ceviche de pirarucu fresco com base agridoce, que mistura a culinária peruana com a paraense. Em um concurso realizado na sua turma, o prato de Thainá foi o vencedor e o escolhido para ser apresentado no festival.

A acadêmica contou que as técnicas aprendidas durante a graduação são vastas e essenciais para a elaboração do prato e que é bom trazer os conhecimentos para a vivência com o público, observando a sua aceitação.

“Acho que eventos como esse nos deixam cada vez mais confiantes. É o momento de aceitação de um prato que foi elaborado e pensado em conjunto, um prato autoral. A experiência que a gente adquire nesse tipo de evento que a UNAMA proporciona nos dá força para que a gente continue no ramo que a gente escolheu”, concluiu a aluna.

Por Juliana Maia, Lívia Ximenes, Giovanna Cunha e Clóvis de Senna - com apoio de Arthur Martins e Vinícius dos Reis (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores