Saudade do São João leva turistas de todo o País a Caruaru

O Alto do Moura, polo alternativo e um dos mais movimentados do São João de Caruaru, deve receber cerca de 500 mil pessoas por dia

por Alice Albuquerque sab, 18/06/2022 - 19:59
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens O Alto do Moura, em Caruaru, deve receber cerca de 500 mil pessoas por dia no São João Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

Caruaruenses e turistas lotaram as ruas do Alto do Moura na tarde deste sábado (18). Para quem prefere a gastronomia e brincadeira de rua, o polo é o ideal - já que está longe do fervo dos shows no Centro. O pico do local está previsto para encerrar entre às 20h, quando o público migra para os polos do Pátio e Azulão.

A fotógrafa Katiane Aparecida, de 31 anos, mora em Manaus, Amazonas, há quatro anos, mas é de Cachoeira Seca, na Zona Rural de Caruaru. Ela estava com a família e amigos também de Manaus. A saudade de Katiane era curtir o São João de Caruaru.

“Sinto falta desse aconchego, do forró pé de serra. Já vou embora dia 26 para Manaus”.

De acordo com ela, a segurança da capital do forró melhorou bastante.

“A gente não fica com medo de estar escondendo a bolsa e o celular. Não vi nenhuma briga, tanto que estou com o meu bebê de três anos, porque eu fico com medo de trazer ele, mas me senti tão bem, numa segurança tão perfeita, que trouxe ele para curtir esse São João maravilhoso. Vou sentir saudades demais daqui quando voltar”, completou. 

Na primeira vez no São João de Caruaru, Juliana, amiga de Katiane, se impressionou com a estrutura.

“Achamos bem calmo para a quantidade de pessoas que tem, é diferente de Recife. O melhor dia está sendo hoje, e é a primeira vez que estamos vindo para o São João também para aproveitar o show de hoje à noite”, declarou. 

Militar e marido de Juliana, Tales, que aproveitou esses dias na cidade para curtir a prévia da festividade, revelou que o São João de Caruaru é mais forte que o de Manaus.

“Sinto muita falta da tradição daqui, do São João, do Carnaval. A gente veio justamente nesse período para curtir a festa. Lá em Manaus tem São João, mas é muito mais fraco”, disse. 

A professora Gilberlander Santos, de 48 anos, estava acompanhada do marido e de um casal de amigos. Ela é de Recife, mas foi curtir a festa em Caruaru pelo adiamento do evento na capital pernambucana ocasionado pelas fortes chuvas.

“E também por gostar da raíz a gente veio para Caruaru, terra do forró, da tradição. Chegamos hoje pela manhã e voltaremos ainda hoje, porque temos outro compromisso junino amanhã com a família, nós aproveitamos muito. Estamos saindo do Alto do Moura, já passeamos bastante, fomos na gastronomia que é espetacular; todos os restaurantes estão de parabéns. Estrutura fantástica”, elogiou. 

O recifense André Cardoso, de 31 anos, foi para Caruaru e vai curtir todos os shows da noite.

“Vim brincar o melhor São João do mundo, que está aqui em Caruaru, e na próxima semana estaremos aqui de volta. Achei tudo perfeito: policiamento, gastronomia”. 

Com informações de Vitória Silva

COMENTÁRIOS dos leitores