Conheça a história do Fusca na cultura Pop

Nesta quarta-feira (22) comemora-se o Dia Mundial do Fusca, modelo de carro alemão icônico que ganhou fama em diversos filmes, séries e produções da cultura pop

por Matheus de Maio qua, 22/06/2022 - 23:51
 Foto/Reprodução: Foto/Reprodução: "The Love Bug"/Disney

O dia 22 de junho é conhecido como o Dia Mundial do Fusca. Esta data remonta à origem histórica do modelo. Em 22 de junho de 1934, o projetista Ferdinand Porsche, fundador da marca de automóveis que leva seu sobrenome, assinou um contrato com o governo alemão para o desenvolvimento e fabricação do sedan que, no Brasil, ficou conhecido como Fusca.

Adolf Hitler havia assumido o poder ha pouco tempo e queria a produção de um carro barato e popular, mas que também fosse econômico e robusto. Segundo historiadores, o carro era parte da estratégia do Fuhrer para desenvolver a indústria automotiva e siderúrgica do país. Apesar do “patrocínio” da Alemanha nazista para a criação do modelo, o Fusca tornou-se um dos veículos mais populares do mundo.

Sinônimo de nostalgia, este modelo tornou-se muito popular nas grandes telas do cinema, fazendo com que sua fama transcendesse um simples modelo de carro. O Fusca já foi tema de filmes da Disney, como a série de seis longas metragens “Se Meu Fusca Falasse” (“The Love Bug”, em inglês). No Brasil, o carro virou tema de sucesso do cantor Almir Rogério, com a música “Fuscão Preto”.

Nos anos 1960, a peça que esguichava água no para-brisa do Fusca tornou-se alvo de furtos para ser transformada em anel. Roberto Carlos e seus companheiros de Jovem Guarda usavam o anel conhecido como “Brucutu”, feito com a peça do carro. Na época, a polícia começou a parar jovens que eram vistos na rua com o anel no dedo ou pendurado em um colar.

Em 1993, o então presidente da República, Itamar Franco, decidiu junto a seu time de ministros retornar a produção do Fusca, concedendo incentivos fiscais. Por conta deste caso, o “Fusca do Itamar” entrou no imaginário coletivo do povo brasileiro. Mesmo com a volta na produção, as vendas do Fusca não decolaram e a Volkswagen encerrou novamente a fabricação dos carros três anos depois. 

COMENTÁRIOS dos leitores