Descubra a história por trás da marca Mercedes-Benz

É a mais antiga empresa de automóveis e veículos comerciais da Alemanha e do mundo

por Camily Maciel ter, 28/06/2022 - 16:28
 Flickr/ Marko Fillic Flickr/ Marko Fillic

Nesta terça-feira (28), a marca Mercedes-Benz completa 98 anos. É uma marca alemã de automóveis pertencente à Mercedes-Benz Group, sendo resultado de uma fusão entre a Benz & Cie. e a Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG). É a mais antiga empresa de automóveis e veículos comerciais da Alemanha e do mundo, que produz automóveis, caminhões, autocarros, seus próprios motores e outros meios.  

Em 1907, a Daimler e a Benz eram grandes rivais uma da outra. Em 1924, as duas empresas assinaram um acordo de ajuda mútua devido à necessidade de estimular a economia germânica após a Primeira Guerra Mundial. Esse acordo viria a ser quebrado em 2000. Mesmo assim, as duas empresas criaram os seus próprios automóveis e marcas. Em 1926, quando se formou a empresa Daimler-Benz, um novo símbolo foi criado para cada parte. A estrela de três pontas foi desenhada por Daimler (1834-1900) em que cada ponta representava o ar, a terra e o mar mostrando que os motores desenhados se adaptavam a estes três meios. O círculo à volta foi desenhado por Benz (1844-1929).  

As origens da Daimler-Benz juntamente com Wilhelm Maybach (1846-1929), no fim do século 19, inventaram independentemente o primeiro automóvel movido por um motor de combustão na Alemanha. Benz tinha sua loja em Mannheim e inventou o primeiro automóvel realmente movido através de um motor de combustão interno que possuía três rodas, em 1885. No ano seguinte, Daimler juntamente com Maybach juntaram o motor a uma carroça, criando um automóvel de quatro rodas movido por um motor feito por eles. A única diferença era que este motor era movido a gás. Segundo o site oficial da Mercedes-Benz, Daimler inventou a carroça “sem cavalo”. O negócio continuava a crescer, Benz vendeu seu primeiro automóvel, construiu outro e se tornou a primeira linha mundial de montagem.  

Em 1899, a DMG construiu um novo automóvel, cujo nome viria a ser o da filha de Emil Jellinek (1853-1918), Mercedes Jellinek (1889-1929). Em 1901, o nome “Mercedes” foi registrado pela DMG em todo o mundo como uma marca protegida. A adoção do nome para os carros da empresa ajudou a evitar problemas legais depois da morte de Daimler em 1900, a DMG decidiu vender o nome registrado “Daimler” e deixar só Mercedes. Os primeiros veículos da empresa foram produzidos após a fusão das empresas. Benz, depois de alguns anos, decidiu juntar o nome à marca Mercedes. A empresa continuou em crescimento.  

Hoje, Mercedes-Benz é uma das marcas de automóveis mais conhecidas no mundo. Sua fama e diversidade na produção permitem obter grandes lucros e o desenvolvimento tecnológico constante. Muitos famosos compram Mercedes pela sua potência. De forma a variar a sua oferta, a Mercedes diversificou os seus modelos, criando carros mais menores e menos luxuosos. Porém, a qualidade superior dos automóveis é sempre um objetivo da marca.  

COMENTÁRIOS dos leitores