Descubra cinco jogos de tabuleiro para jogar em família

Além de passatempo nas férias, eles são muito importantes para o desenvolvimento da capacidade cognitiva, de estratégia, além de estimular habilidades psicomotoras

por Camily Maciel qui, 30/06/2022 - 13:40
Pixabay/ F1Digitals Pixabay/ F1Digitals

Os jogos de tabuleiro são aqueles que utilizam desenhos ou marcações feitas em uma superfície, como quadros de madeira ou papelão, por exemplo. Além de passatempo, ele é muito importante para o desenvolvimento infantil, pois trabalha com raciocínio lógico, estratégia, concentração, criatividade e também interação social. São responsáveis por desenvolver vários aspectos cognitivos e estimular habilidades psicomotoras. Confira a seguir, cinco sugestões de jogos de tabuleiro para se jogar em família nestas férias:  

Banco Imobiliário - Com milhões de unidades vendidas no mundo, o Banco Imobiliário (ou Monopoly) é um dos jogos de tabuleiro mais bem sucedidos do setor. É por meio desse jogo que se pode ensinar a criança sobre a educação financeira. Hoje, existem algumas versões do Banco Imobiliário, como o Super Banco Imobiliário (com máquina de cartões), Banco Imobiliário Mundo (com propriedade de diferentes países) e o Banco Imobiliário Júnior (versão simplificada para crianças a partir de seis anos).  

Detetive – Este jogo é de raciocínio e comunicação. Seu objetivo é desvendar quem cometeu um misterioso assassinato, e o mais interessante é que o assassino pode ser o personagem do próprio jogador. Por isso, esse jogo de tabuleiro desperta a atenção e o interesse tanto das crianças quanto dos adultos. Também existem algumas versões do jogo Detetive, como o Detetive Velho Oeste, Detetive Jr. Batman e Detetive Jr. Detetives do Prédio Azul, com os personagens do DPA.  

Jogo da Vida – Este jogo traça um paralelo interessante com a realidade. Os jogadores devem escolher uma carreira, decidir se desejam casar, optar ou não por ter filhos e até construir uma fortuna. Vence a pessoa que garantir o maior patrimônio no jogo. Nesse sentido, esse jogo de tabuleiro envolve tanto sorte quanto escolhas. E isso, para as crianças, incentiva a tomarem decisões e estarem preparadas para a reviravolta que pode ocorrer em questão de pouco tempo.  

Perfil Júnior #Atualidades – Perfil Júnior é um jogo de perguntas e respostas. E a versão #Atualidades traz conhecimento e informação a respeito das notícias ao redor do mundo. Esse jogo é composto por cartas, cada uma com 20 dicas. A ideia é que os jogadores descubram do que se trata (pessoa, lugar, coisa ou personagem). Quem avançar no tabuleiro e chegar primeiro no final, vence.  

Dixit - É um jogo de tabuleiro ideal para trabalhar a imaginação e o abstrato. Em cada rodada, existe um narrador. Ele deve escolher em segredo uma carta das seis em sua mão e, então, dizer uma única frase sobre ela (pode ser desde uma palavra até uma música). Em seguida, os outros jogadores escolhem uma carta de sua própria mão, que combina com a frase do narrador. Logo, com todas as cartas na mesa, os jogadores precisam votar na carta que eles acreditam ser a do narrador. Porém, pontos serão acumulados e o que tiver mais pontos, ganha.  

 

COMENTÁRIOS dos leitores