Real completa 28 anos de circulação

Em 01 de julho de 1994, a atual moeda substituiu o cruzeiro real.

por Matheus de Maio sex, 01/07/2022 - 21:52
 Foto/Reprodução: Agência Brasil Foto/Reprodução: Agência Brasil

Há 28 anos, circulava o “real”, a nova moeda oficial do Brasil, como parte do Plano Real, estratégia e projeto econômico que visavam estabilizar a economia. Nos dias de hoje, a inflação de 11,73% é capaz de causar medo, porém, na época do Plano o aumento dos preços podia atingir até 2.500% ao ano.

Segundo a calculadora de inflação do Banco Central, para obter o mesmo poder de compra de R$ 1 na época, você precisaria de R$ 7,48, um aumento de 648% no período de 28 anos.

Antes do real ser criado, o Brasil teve outras oito moedas, réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzeiro (novamente), cruzado, cruzado novo, cruzeiro (pela terceira vez) e cruzeiro real.

O plano mostrou-se um sucesso à época. Um ano depois da criação da nova moeda, a inflação foi de 22%. Inicialmente, o número pode parecer alto, porém, ao comparar com a marca de 2000% ao ano, o número representa apenas 1% da antiga inflação. Três anos após. em 1998, os preços avançaram apenas 1,65%, uma das menores taxas já registradas até hoje.

O Plano Real foi criado sob o guarda-chuvas do governo de Itamar Franco e pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, que viria a se tornar presidente do Brasil entre 1995 e 2002. O projeto foi desenvolvido por um time de economistas como Pérsio Arida, Edmar Bacha, André Lara Resende, Gustavo Franco e Pedro Malan. 

COMENTÁRIOS dos leitores