Versace: conheça a história da marca extravagante
Marca traz, em suas criações, a provocação visual sem esquecer o conforto
Nesta sexta-feira (15), completa 25 anos da morte do estilista italiano Gianni Versace (1946-1997). Fundada em 1978, a marca traz em suas criações a provocação visual sem esquecer o conforto dos materiais e a liberdade que a silhueta deve ter. A marca é símbolo de extravagância e sensualidade.
A marca com quase 45 anos de história, e conhecida por suas criações audaciosas, estampas coloridas, modelagem justa e o contraste entre o preto e o acessório dourado são características da assinatura ‘rock and roll’ da marca. Essa referência rocker tem se mantido como legado por Donatella Versace desde que assumiu a direção criativa em 1997, depois do assassinato de seu irmão. “Um estilista deve ser, antes de tudo, um costureiro”, afirmou Versace em uma entrevista. Gianni aprendeu com sua mãe, no qual tinha um ateliê de costura, a entrar no universo da moda para ajudá-la. Aos 25 anos de idade, ele recebeu uma encomenda de um dono de confecção e deveria criar uma coleção que seria produzida em Milão.
O resultado foi um sucesso e a partir daí, fez coleções para marcas como Callaghan e Complice. Em 1978, ainda trabalhando na Complice, o estilista resolveu fundar a Versace Company em parceria com seus irmãos. No mesmo ano, lançou sua primeira coleção feminina, intitulada "Gianni Versace Donna", em uma galeria de arte em Milão, e a coleção masculina, em sua loja na Via della Spiga. Mesmo com estilo mais sóbrio e elegante, a princesa Diana (1961-1997) era uma de suas amigas mais próximas e também cliente fiel da marca. O estilista começou a criar roupas para óperas, balés e teatro unificando suas referências e criações com as artes em 1992 e, foi pioneiro em usar couro na alta costura. A marca ia crescendo e os amigos de Gianni iam crescendo também junto com a grife e se tornaram símbolos de beleza mundial.
A identidade da marca passou por várias transformações ao longo dos anos. O logo principal de 1980, era somente o nome do estilista. Após algumas mudanças, a marca adotou como logotipo principal a medusa e o nome da marca. A medusa é um símbolo universal da marca que é usado em diversos acessórios, como detalhe das peças e em estampas marcantes. Segundo o historiador Richard Martin, a escolha da medusa não teve tanta relação com uma inspiração renascentista, mas sim com um estilo de vestir e viver, capturado com perfeição na campanha de primavera 2003 clicada por Steven Meisel.
A história de Versace que virou série na Netflix: “O assassinato de Gianni Versace”. Vencedora do Globo de Ouro de 2019 como melhor série limitada ou filme para TV, “The Assassination of Gianni Versace” é a segunda parte de American Crime Story na Netflix. A trama dirigida por Ryan Murphy, reconstitui crimes reais cometidos por Andrew Cunanan (1969-1997), o assassino de Gianni. A série mostra a mente do serial killer, investigando sua relação com a família Versace, seus envolvimentos amorosos e a personalidade marcada por inveja e megalomania.