Sinagoga Kahal Zur promove ciclo de palestras em agosto

Evento debaterá dança, música, artes plásticas e cinema no contexto judaico

sex, 29/07/2022 - 14:43
Flickr Sinagoga Kahal Zur Flickr

Neste mês de agosto, o Museu Sinagoga Kahal Zur Israel promove o ciclo de palestras “Judaísmo & Arte”, que irá abordar uma das vertentes mais importantes da história, que é a expressão da arte e cultura do povo judaico. Nos encontros, que irão acontecer nos dias 2, 9, 16 e 23, das 19 às 21h, na sede da Sinagoga, em Recife, os participantes vão conhecer um pouco mais sobre a milenar história da civilização representada de várias formas na dança, música, artes plásticas e no cinema. As inscrições custam R$ 200 e podem ser efetuadas através do e-mail: fipe.sec@israelita.org.br ou pelo 99365-0129.

Nos encontros, 4 profissionais da comunidade judaica de Pernambuco que atuam nas áreas estudadas irão explanar sobre essas artes no contexto do judaísmo e de suas próprias experiências.  No dia 2, quem ministra palestra é a psicóloga, atriz e professora de Dança Folclórica Judaica há mais de 30 anos, Roseane Tachlitisky. Foi diretora do Grupo de Danças Judaicas Ietzirah, levando a companhia, nas décadas de 1990 e 2000, a se apresentar em várias cidades brasileiras e nos Estados Unidos no Epcot Center (Complexo Disney), no Festival de Danças Folclóricas de Miami e na Universidade Gainsvill, na Flórida. Também ministra oficinas de Dança Judaica e dirige as apresentações no Festival de Cultura Judaica, que acontece todos os anos no Recife. Como atriz, atua prioritariamente em teatro e projetos audiovisuais. Integrou o elenco de peças como "As Bruxas de Salém", "Senhora dos Afogados", "Gueto" e, desde 2005, faz parte da "Paixão de Cristo de Nova Jerusalém".

No dia 9, será a vez da cantora carioca, Geni Katz, ex-professora de Canto da UFPE. A artista iniciou a vida artística no coral do Colégio Elizer Steinberg, no Rio de Janeiro, sob a regência do maestro, Isaac Karabishevsky, e do Madrigal com Roberto de Regina. Em Recife, no coral Revivis com Geraldo Menucci, Contracantos da UFPE, Madrigal Reflexus com repertório renascentista e, atualmente, canta no Ensemble Cantamus com repertório clássico e barroco.

No terceiro encontro, dia 16, a apresentação será comandada pela pintora e escultora recifense, Leda Jacobovitz, que atua com modelagem em papel miniatura e pintura em tela com tinta acrílica. Na década de 50, integrou o Atelier Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife, onde começou a desenhar sob a orientação de Abelardo da Hora. Aprimorou-se nas artes plásticas tendo por mestres Lula Cardoso Ayres, Ypiranga, Fofo Hendsi e Augusto, do Mamulengo Sorriso. Atuou como diretora da Escola de Arte Garatuja, objetivando desenvolver a arte em crianças.

No último dia de palestras, 23 de agosto, os participantes irão desfrutar do conhecimento e experiências da cineasta recifense, Katia Mesel. Primeira mulher a atuar nessa área no Estado, ela tem mais de 50 anos ininterruptos de dedicação ao audiovisual e mais de 300 obras produzidas (roteiro, direção, produção, direção de arte), em todas as bitolas, mídias, formatos, gêneros, além da participação e premiação, em festivais nacionais e internacionais, em juris, curadorias, oficinas, programas de TV. Sempre desbravadora, Mesel leva a cultura pernambucana pelo mundo. É, sem dúvida, a cineasta brasileira com maior número de obras audiovisuais realizadas. É fundadora da Arrecife Produções Cinematográficas, a primeira produtora de filmes culturais de Pernambuco.

Serviço:

Ciclo de palestras “Judaismo & Arte"

Local: Museu Sinagoga Kahal Zur Isarel

Palestrantes: Roseane Tachlitisky, Geni Katz, Leda Jacobovitz e Katia Mesel.

Datas: 2, 9, 16 e 23, das 19 às 21h.

Investimento: R$ 200,00

Informações: 99365-0129 | fipe.sec@israelita.org.br

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores