UNAMA realiza I Simpósio de Frutos da Amazônia

Evento em Belém vai reunir especialistas para falar sobre as características físico-químicas de frutas regionais e como elas podem ser incluídas na culinária

sex, 05/08/2022 - 16:43

A UNAMA - Universidade da Amazônia, por meio dos cursos de Nutrição e Gastronomia, vai promover o I Simpósio de Frutos da Amazônia, na próxima quinta-feira (11), das 8 horas até às 18 horas. O evento será realizado no auditório David Mufarrej, no campus da Alcindo Cacela, em Belém.

O simpósio foi idealizado com base na necessidade de propagar a riqueza amazônica de forma fidedigna e com qualidade, indo além do universo acadêmico, afirma a professora Keilla Cardoso. Além de atuar como universidade e pensando na realidade da nossa região, a intenção é proporcionar uma maior gama de informações possível a toda a comunidade.

Caracterizada como atividade de extensão, Keilla explica que o simpósio vai complementar o conhecimento adquirido pelos estudantes de Nutrição, Gastronomia e de áreas que têm o alimento como matéria-prima de estudo. “A nossa região é muito rica e tem muito a nos oferecer. O nosso principal objetivo é tornar esse conhecimento acessível a todos”, acrescenta.

Segundo a professora, haverá uma diversidade de profissionais presentes no evento, como nutricionistas, engenheiros de alimentos, gastrólogos e tecnólogos de alimentos. Eles vão realizar uma abordagem técnico-científica e falar sobre as características físico-químicas de cada fruto apresentado, de que forma eles podem ser inseridos na culinária e na alimentação, bem como o teor nutricional deles.

Sobre a valorização da produção regional, Keilla acredita que o simpósio é um exemplo do que pode ser feito – discutir e propagar informações verídicas, baseadas em dados de artigos científicos. “Dar valor àquilo que faz parte da nossa realidade local ajuda a minimizar os gastos com a alimentação, por exemplo. Nós sabemos que os alimentos regionais, como são mais acessíveis, são mais baratos”, observa.

"Em toda cultura ou sociedade vamos encontrar mitos, tabus e tradições locais; com os frutos amazônicos, não é diferente", diz a professora. Existem mitos envolvendo frutas que apresentam maior teor de gordura, como a pupunha e o açaí, e de que a ingestão delas prejudica a saúde. Keilla afirma que, como instituição de ensino superior, a universidade procura desmistificar narrativas e gerar informações embasadas cientificamente.

Keilla reitera que o evento mostrará que muitos desses frutos contêm teores elevados de gordura, mas que essa gordura traz benefícios à saúde. “A gente sabe que todo excesso não é adequado. Eu acredito que a melhor forma de nós desmistificarmos essas questões é proporcionando o conhecimento, como nós estamos fazendo na realização desse simpósio”, esclarece.

A professora informa que toda a comunidade da UNAMA pode participar, assim como a comunidade externa – alunos, profissionais de áreas afins e todos que tiverem interesse no simpósio. “Vai ser um evento extremamente interessante e importante para todos nós que nos encontramos nessa região tão linda e rica que é a nossa Amazônia. Vamos nos apropriar daquilo que é nosso”, finaliza.

Para inscrever-se: https://extensao.unama.br/DetalhesEvento.aspx?EventoId=46436

Por Isabella Cordeiro (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores