Festival de Woodstock: conheça o legado para a música

Há 53 anos começava o histórico festival, que reuniu cerca de 400 mil pessoas e tinha como slogan “três dias de paz e música”

por Camily Maciel seg, 15/08/2022 - 18:08
 Wikimedia Commons/James M Shelley Wikimedia Commons/James M Shelley

 O festival de rock mais conhecido da música internacional ocorreu entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, em uma propriedade rural no município de Bethel, estado de Nova Iorque. Cerca de 400 mil pessoas testemunharam  performances de artistas como Jimmy Hendrix (1942-1970), Janis Joplin (1943-1970), The Who e Joe Cocker (1944-2014) e vivenciaram o evento, cujo slogan era “três dias de paz e música”.

Entre algumas das razões por trás do sucesso do evento estavam a Guerra do Vietnã, os julgamentos do ativismo pelos Direitos Civis e o Movimento do Amor Livre. Woodstock serviu como uma “intervenção cultural” a favor da paz. Organizado pelos promotores Joel Rosenman, Michael Lang (1944-2022), Artie Kornfeld e John Roberts (1945-2001), o investimento visou alcançar um público-alvo semelhante. Apesar do sucesso atemporal do festival de Woodstock, muitos dos grandes nomes da música recusaram o convite de participar do evento. Entre eles: Led Zeppelin, The Rolling Stones, The Doors, Bob Dylan e The Beatles.  

Muitos dos artistas que se apresentaram durante o evento viraram referências fundamentais para as gerações futuras. Detalhes das apresentações, como o tom que Jimi Hendrix adotou enquanto reproduzia o solo de guitarra no hino nacional estadunidense ou o cover intenso que Joe Cocker performou dos Beatles, ficaram marcados para a música.

A repercussão não foi apenas musical, para o veículo norte-americano New York Times, Woodstock foi o precursor da relação entre a moda e os festivais. No geral, o público tinha um estilo hippie – no modo de levar a vida e no jeito de se vestir. Em 1984, foi colocada uma placa comemorativa no local da primeira edição.  

COMENTÁRIOS dos leitores