Evento oferece formação gratuita a empreendedores negros
Financiamento contempla trabalhadores do setor gastronômico aprovados em edital prévio no Recife
Uma iniciativa em prol da equidade racial, realizada no Recife, terá o primeiro dia de jornada formativa para empreendedoras e empreendedores negros nesta terça-feira (16). Em parceria com a General Mills, uma das maiores empresas do ramo alimentício no mundo, o Fundo Baobá irá beneficiar pessoas negras que fomentem o setor gastronômico local. Os participantes inscritos são de um edital prévio do programa, chamado “Negros, Negócios e Alimentação”.
A ação ocorrerá na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), região central do Recife, a partir das 14h. A jornada formativa será coordenada pelo FA.VELA, que é um hub de educação e aprendizagem, com foco no empreendedorismo. Também estarão presentes os donatários do edital, representantes do fundo por equidade racial (Baobá), representantes da General Mills e convidados.
A formação será constituída por mentorias coletivas e específicas, além de um diagnóstico final de cada um dos negócios selecionados. Nos encontros coletivos, serão abordados os seguintes temas: desenho e modelo de negócio; gestão e saúde financeira; precificação de negócios de alimentação; estratégias de vendas offline e online para negócios de alimentação; gestão de pessoas e liderança; e construção de redes e parcerias.
Também haverá rodas de conversa sobre os efeitos psicossociais do racismo em intersecção com outras formas de hierarquização social também serão promovidas. “Todas as pessoas selecionadas já passaram por uma jornada formativa introdutória. Agora, estes e outros temas serão trabalhados em detalhes. Sabemos o quanto é importante garantir uma infraestrutura mínima e, ao mesmo tempo, aprimorar a gestão dos negócios, a estratégia de marketing, atração e fidelização de clientes. A saúde financeira dos negócios e de todas as pessoas envolvidas depende disso“, explica Fernanda Lopes, diretora de programa do Fundo Baobá.
As mentorias específicas para empreendedores no ramo gastronômico, por outro lado, abordarão estratégias para fotografar alimentos; como estruturar o delivery de comida pronta para o consumo; boas práticas nos serviços de alimentação conforme as resoluções da ANVISA; gestão eficiente e planejamento de serviços de alimentação; boas práticas para rotulagem nutricional; identidade cultura e culinária.
Serviço
Jornada Formativa para Empreendedoras e Empreendedores Negros da Gastronomia acontece no Recife
Período: 16 de agosto, das 14h às 18h
Local: UNICAP (Rua do Príncipe, 526 - Boa Vista)
Público: empreendedoras(es) negras(os) da área de alimentação de pronto consumo da região metropolitana do Recife selecionados pelo Fundo Baobá para Equidade Racial no edital Negros, Negócios e Alimentação e convidados.