Espaço cultural leva teatro para a comunidade do Guamá
Programação será nos fins de semana, na Casinha de Brincantes, na rua Ezeriel Mônico de Matos. Proposta é apresentar as artes cênicas na periferia de Belém.
Com a proposta de democratizar o teatro e ampliar o acesso da comunidade às artes, o Espaço Cultural Casinha de Brincantes realiza a Mostra Teatral “Tem gente na Casinha”, no bairro do Guamá, periferia de Belém, durante os fins de semana do mês de setembro. O primeiro espetáculo, "Desculpe a obra, estamos em transtorno!", do grupo Nós, os pernaltas, foi apresentado no último sábado (3).
Com abertura e encerramento na praça Benedito Monteiro, no Guamá, a programação tem classificação para toda a família, e conta com espetáculos interativos que possuem temas que abordam a comicidade, palhaçaria e mágica. Além disso, o Espaço oferecerá oficinas de iniciação teatral para os estudantes da Escola Estadual Zacarias de Assunção.
O evento terá seis espetáculos de teatro com artistas locais que atuam em diversas linguagens - do teatro de animação à palhaçaria, da contação de histórias ao teatro de rua. Abertura, já realizada, e encerramento, no dia 17, são de graça, como forma de ampliar o acesso do público e chegar a cada vez mais pessoas.
A Casinha de Brincantes tem capacidade para até 30 pessoas, com ingresso no preço de uma passagem de ônibus. Estudantes, professores da rede pública e privada e jovens de baixa renda pagam meia. "O bairro do Guamá foi escolhido porque é o bairro onde a gente mora, onde a gente trabalha e onde o espaço cultural nasce. Nós somos um coletivo de teatro que é a Trupe Teia e a gente atua no bairro há alguns anos, já desde 2019 com ações de teatro, palhaçaria e leitura. E sempre voltado para as ruas e para o bairro”, explicou a diretora de produção da Mostra, Alana Lima.
No sábado (3/9), na noite de abertura, dois espetáculos gratuitos foram apresentados na Praça Benedito Monteiro, no bairro do Guamá: além do espetáculo “Desculpe a obra, estamos em transtorno!", também se apresentou o Grupo Folhas de Papel, que mescla a arte da palhaçaria com apresentações de mágica, no espetáculo “Magya e Mystério”.
O Espaço Cultural Casinha de Brincantes é um espaço independente, sem fins lucrativos, voltado para a linguagem do teatro e suas possibilidades e nasce com o objetivo de democratizar o acesso ao teatro nas periferias. Localizado no bairro do Guamá, foi inaugurado em fevereiro de 2022 e é sede do grupo idealizador Trupe Teia, coletivo de teatro de rua e palhaçaria atuante desde 2019 e que desenvolve suas pesquisas e ações culturais no Guamá.
Serviço
MOSTRA TEATRAL "TEM GENTE NA CASINHA".
Dias: 03, 09, 10, 16, 17 de setembro.
Sextas e sábados às 19h30.
Local: 03 e 17/09 - Praça Benedito Monteiro - Tv. Ezeriel Mônico de Matos, 469-591 - Guamá, Belém. Gratuito.
09, 10, 16 - Espaço Cultural Casinha de Brincantes (Pss. São Miguel, número
50-Altos. Guamá). Ingressos a R$ 4,00 Com meia entrada para estudantes, professores da rede pública e privada, jovens baixa renda (mediante apresentação do id jovem).
Programação
09/09
19H30 - ESPETÁCULO "BORBÔ" - Projeto Camapu.
10/09
19H30 - ESPETÁCULO "LÉRYGOU: Princesa do Pitiú" - Assucena Pereira.
16/09.
19h30 - ESPETÁCULO "POEMAS DE FERNANDO PESSOA PARA CRIANÇAS" - Vandiléia Foro.
17/09
19h30 - ESPETÁCULO "QUEM VAI PAGAR O PATO?" - GEMTE.
Da assessoria do evento.