Álbum Imagine completa 51 anos

Clássico de John Lennon foi um marco na luta pelo pacifismo e pelo fim da Guerra do Vietnã

por Matheus de Maio sex, 09/09/2022 - 17:56
 Foto/Reprodução: Domínio Público Foto/Reprodução: Domínio Público

O álbum Imagine, de John Lennon, completa 51 anos nesta sexta-feira (09). O álbum foi gravado e lançado no ano de 1971 e, logo após seu lançamento, tornou-se o primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos e da Inglaterra, álbum de maior sucesso do ex-beatle.

Mesmo após cinco décadas do lançamento do álbum, as letras e a mensagem do disco permanecem atuais. Abordando temas críticos como as causas sociais, os problemas do mundo contemporâneo e a guerra, esta obra permanece até hoje no coração dos apaixonados por música.

Este é considerado o álbum mais intimista da carreira do cantor, que havia se separado recentemente dos Beatles, ainda nos anos 1970. Durante a gravação, o cantor ainda participava de movimentos pelo fim da Guerra do Vietnã, fato que o levou a ser investigado pelo FBI. As letras refletem o descontentamento do cantor em relação às decisões de seu país sobre a guerra.

A música que deu nome ao disco, “Imagine”, teve sua inspiração diretamente no livro de poesias “Grapefruit”, escrito por sua esposa Yoko Ono. À época,  o nome de Yoko não foi incluído nos créditos da música, porém, isso veio a acontecer em 2017, 46 anos após o lançamento do disco.

Imagine é considerado um hino da paz, já tendo sido regravada por diversos artistas, entre eles, Madonna, Elton John, Stevie Wonder e Diana Ross. Em 2001, o músico brasileiro Paulo Ricardo gravou uma versão em português do single de Lennon, autorizada pessoalmente por Yoko Ono.

As músicas de John Lennon continuam a representar os valores que o cantor defendia quando vivo, entre eles a paz, o amor, a repulsa pela guerra e a esperança de uma conciliação entre crenças.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores