Rocky, um Lutador: veja curiosidades sobre a franquia

Longa baseado em fatos reais completa 46 anos esta semana; spin-off estreia em março de 2023

ter, 22/11/2022 - 15:18
Instagram/@officialslystallone Instagram/@officialslystallone

Em 21 de novembro de 1976, "Rocky, um Lutador” chegava aos cinemas do Estados Unidos. A história de Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um pequeno boxeador da Filadélfia que precisa enfrentar o campeão dos pesos pesados, Apollo Creed (Carl Weathers) foi sucesso de bilheteria e completa 46 anos esta semana.

O primeiro filme arrecadou cerca 225 milhões de dólares em bilheteria e ganhou três prêmios Oscar, incluindo Melhor Filme, Direção e Montagem. Além de Melhor Filme no Globo de Ouro e indicações ao Grammy e BAFTA.

Porém, o que muita gente não sabe é que o personagem Rocky Balboa é baseado em um atleta da vida real, o pugilista americano Chuck Wepner ou como era conhecido inicialmente “O Sangrador de Bayonne”, por causa dos golpes que levava nos ringues e o nome da cidade que ele nasceu em Nova Jersey. A luta que inspirou Sylvester Stallone a escrever Rocky Balboa aconteceu em 25 de março de 1975, na disputa pelo cinturão contra Muhammad Ali. 

O elenco também conta com Talia Shire, Burt Young e Tony Burton. A direção é de John G. Avildsen (1935 -2017) e o roteiro de Stallone. 

Sequências

Em 1979, Stallone dirigiu e escreveu o roteiro da sequência “Rocky II - A revanche”. Já no terceiro filme, enfrenta Clubber Lang (Mr. T), com a participação especial de Háulk Hogan obteve cerca de 270 milhões de dólares em bilheteria em 1982. Já no quarto filme,  Rocky planeja se aposentar, mas o cenário muda após um de seus amigos ser espancado até a morte e ele decide vingá-lo lutando contra o inimigo Ivan Drago (Dolph Lundgreen), da URSS; o longa atingiu U$ 300, 4 milhões em bilheteria.

Já em Rocky 5, em 1990, o lutador resolve treinar um jovem talento do boxe. O filho de Stallone - Sage, que faleceu em 2012, participa do filme interpretando o filho de Rocky Balboa. 2006 marca o ano do 6° filme “Rocky Balboa”, no qual o boxeador sai da aposentadoria e volta para os ringues. 

Stallone é o roteirista dos seis filmes e diretor do segundo, terceiro, quarto e sexto, John G. Avildsen comandou a direção do primeiro e do quinto.

Spin-off

Em 2015, foi lançado um spin-off voltado para o filho de Apollo, Adonis Creed (Michael B. Jordan) que também resolve ser um boxeador e é treinado por Rocky (Stallone). O longa tem direção de Ryan Coogler (Pantera Negra) e o elenco conta com Tessa Thompson,  Phylicia Rashad e Tony Bellew. Stallone recebeu uma indicação ao Oscar por Melhor Ator Coadjuvante. 

A sequência “Creed 2” estreou em 2018 com US$204,1 milhões em bilheteria. O filme três do spin-off chega aos cinemas em 3 de março de 2023. Assista ao trailer: https://youtu.be/VE6nOnWSnYg.

COMENTÁRIOS dos leitores