Câmara do Recife homenageia 60 anos do Ceroula
Uma sessão solene acontece nesta quarta-feira (23), a partir das 10h
A Câmara Municipal do Recife promove, nesta quarta-feira (23), às 10h, uma sessão solene em homenagem aos 60 anos da Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda. A sessão honrosa é oriunda de uma solicitação do vereador Rinaldo Júnior (PSB).
Fundada em 1962, a troça é dona de um dos hinos mais conhecidos do Carnaval de Pernambuco e surgiu a partir de uma brincadeira de seis amigos: Cabela, Artur, Gilvan Lucilo, Jamones e Lucio. Saiu pela primeira vez no Carnaval com 16 pessoas, somente rapazes, vestindo ceroula, camisa de manga comprida branca, gravata borboleta, colete, chapéu, bengala e sapato preto bico fino. Uma orquestra acompanhava a agremiação, regada a cerveja e peixada.
Em 1969, ano em que os norte-americanos Michael Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong foram à lua, Milton Bezerra de Alencar, compôs o hino da Troça, que se tornou um dos mais tocados durante a folia de momo.
“Eu vou este ano à lua, não é privilégio foguete já tem. Eu quero ver se o carnaval de rua, Collins, Aldrin e Armstrong, falam que vai bem. Eu quero ver se tem troça que escolha, como em Olinda que tem a Ceroula, mas se tiver para mim é legal, passarei lá na lua todo o carnaval”, diz um trecho da música.
A partir de 1987, Ceroula passou a aderir uma ala feminina, saindo a cada 5 anos, e em meados dos anos 2000 as mulheres passaram a estar anualmente no cortejo.
*Da assessoria de imprensa