'Girando pomba gira': Gentili faz piada com fé de Janja
Apresentador fez comparações entre a primeira-dama e Michelle Bolsonaro, que também se manifestava religiosamente de forma pública
O apresentador Danilo Gentili fez uma piada com a fé da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, em uma publicação no Twitter. Na rede social, o anfitrião do SBT ironizou ao questionar se é permitido “zoar” a orientação religiosa da esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ou se “podia” apenas “zoar” a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que é evangélica.
“Pode zuar [sic] a Janja girando pomba gira no terreiro ou só pode zuar a Michele rezando no culto de crente? Eu tô perguntando antes porque eu cansei de errar. Não quero errar. Me ajudem a ser do bem! Pode ou não jornalistas?”, escreveu o comediante. Nas respostas à publicação, ele chegou a fazer piadas com outros internautas, sobre como abordar o assunto de forma “politicamente correta”.
A fé de Janja tem sido usada, desde a campanha, para alimentar discursos de intolerância religiosa e narrativas entre a oposição mais conservadora e, comumente, cristã. Apesar de não ter religião definida, a primeira-dama já falou abertamente sobre ser adepta aos rituais de matriz africana e também ao catolicismo. Ela e Lula se casaram em uma igreja católica, que é a religião do presidente desde que ele era criança.
No fim do ano passado, Janja publicou uma foto em casa, ao lado de imagens de orixás, enquanto estava vestida de branco. A imagem repercutiu entre a bolha bolsonarista e foi alvo de críticas. Mesmo que não esconda sua fé, Rosângela tem sido discreta sobre as manifestações religiosas, que também são individuais. Na última gestão, a imposição religiosa foi bem mais presente, uma vez que o casal Bolsonaro tinha como agenda a defesa de uma pátria cristã.