Olinda homenageia o frevo e a cultura do boi no Carnaval

Maestro Oséas e Zé da Macuca (in memoriam) foram os escolhidos pela população olindense para receberem as honrarias na folia de 2023

qua, 25/01/2023 - 11:04

Nesta quarta (25), a Prefeitura de Olinda divulgou os nomes dos homenageados do Carnaval 2023. Os escolhidos por votação popular para receberem a honraria foram o Maestro Oséas e Zé da Macuca (in memoriam), fundador do Boi da Macuca. Os eleitos representam, respectivamente, o frevo olindense e a cultura dos bois, expressões significativas do ciclo carnavalesco do estado de Pernambuco. 

Oséas Leão de Souza, o Maestro Oséas, é natural de Aliança (PE) mas vive em Olinda desde os 12 anos de idade. Trompetista, ele ingressou, aos 15, na Orquestra Henrique Dias na qual permanece até hoje. Há mais de 40 anos, também comanda sua própria orquestra sendo o responsável por animar alguns dos mais importantes blocos do Carnaval de Olinda, como o Menino da Tarde, Elefante, Vassourinhas, Ceroula, Cariri e John Travolta, entre outros.

Maestro Oséas

O homenageado in memoriam, Zé da Macuca, falecido em 2021, foi o criador do Boi da Macuca e um verdadeiro ativista cultural dentro do Estado. Entre suas ações, ele reforçou as referências do frevo olindense e da cultura tradicional e popular pernambucana. A brincadeira do Boi da MAcuca ultrapassa o Carnaval realizando atividades durante todo o ano funcionando como vetor de fomento e propagação das expressões pernambucanas. 

Zé da Macuca

 

COMENTÁRIOS dos leitores