Relembre livros de Charles Dickens

Autor de clássicos da literatura inglesa nasceu em 7 de fevereiro

por Maria Eduarda Veloso ter, 07/02/2023 - 21:21
Foto/Domínio Público Foto/Domínio Público

Nascido na Inglaterra, hoje o escritor Charles John Huffam Dickens (1812-1870) faria 153 anos. Considerado um dos romancistas ingleses mais populares, ele é conhecido por “Um conto de Natal” e “Oliver Twist”. Para comemorar, o Leia Já separou uma lista com seus principais livros, confira: 

Um conto de Natal (1843) - O clássico segue o rabugento Ebenezer Scrooge e acompanha a visita dos fantasmas que lhe mostram seu passado, presente e futuro durante a noite da véspera de Natal. Possui diversas adaptações, uma versão animada, live-action, musical e até mesmo da boneca Barbie;

Oliver Twist (1838) - O livro acompanha a história do menino órfão Oliver Twist. Ele nasceu em um asilo de pobres e foi criado numa paróquia. Aos dez anos, Oliver retorna para o asilo - onde é castigado e encaminhado para ser aprendiz na funerária. Após os maus-tratos, o rapaz decide fugir. Em Londres, ele conhece John Dawkins, que lhe oferece abrigo e comida. Porém, Twist acaba se envolvendo com uma gangue de ladrões. 

David Copperfield (1850)- A mãe de David Copperfield resolve se casar novamente. Porém seu novo marido, o Sr.Murdstone, é um homem cruel e influenciado pela irmã, ele decide enviar David para um rígido internato. Certo tempo depois, a mãe de Copperfield morre e o padrasto o rejeita. Agora, David Copperfield é órfão e se vê sozinho no mundo, convivendo com diferentes pessoas e sentimentos;

A velha loja de curiosidades (1841) - Originalmente, foi publicada como série durante dez meses em um jornal. A história segue a jovem Nell Trent e seu avô, que moram no fundo do prédio de uma loja. Um vício, a dívida a um agiota, a mercadoria quase sem valor, os móveis antigos, os brinquedos estranhos e as estátuas horríveis são o ponto de partida da trama.

COMENTÁRIOS dos leitores