Após pandemia, papangus voltam a encantar Bezerros

A cidade de Bezerros, Agreste do Estado, voltou a ser colorida pela magia de homens, mulheres, jovens, crianças e idosos, mascarados e fantasiados, em uma atmosfera de alegria e exaltação ao Carnaval

por Nathan Santos dom, 19/02/2023 - 18:42
João Velozo/LeiaJáImagens Papangu de Bezerros João Velozo/LeiaJáImagens

Após dois anos de paralisação em decorrência da Covid-19, o desfile dos papangus, bloco carnavalesco mais tradicional do interior de Pernambuco, saiu às ruas, neste domingo (19). A cidade de Bezerros, Agreste do Estado, voltou a ser colorida pela magia de homens, mulheres, jovens, crianças e idosos, mascarados e fantasiados, em uma atmosfera de alegria e exaltação ao Carnaval.

A história diz que, em meados dos anos 1900, jovens se fantasiaram e colocaram máscaras para esconderem suas identidades. Dessa forma, corriam e brincavam pelas casas da cidade, pedindo angu, uma comida à base de milho. As crianças da residência gritavam “Lá vêm os papa-angus”, e o nome acabou batizando esses brincantes.

O costume foi ganhando força ao longo dos anos e, atualmente, o Bloco dos Papangus de Bezerros é considerado uma das maiores e importantes expressões culturais do Brasil. Mais que folia, o evento representa uma celebração à vida, uma vez que o desfile volta a abrilhantar as ruas após o crítico cenário do novo coronavírus.

A reportagem do LeiaJá acompanhou todos os detalhes. Confira a folia de Bezerros, sentindo a magia e força cultural dos papangus.

COMENTÁRIOS dos leitores