Streaming: menos de 10% dos títulos são brasileiros

O catálogo de empresas como Netflix, Disney+, HBO Max e Amazon Prime Video, foram analisados para a conclusão do levantamento

sab, 04/03/2023 - 13:01
Marcelo Camargo/Agência Brasil Conteúdo nacional está em baixa no streaming Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Guilherme Gusmão

Um levantamento sobre a participação de obras brasileiras, realizadas por produtoras independentes ou não, nas principais plataformas de streaming, foi publicado pela ANCINE no portal do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA). O conjunto de dados analisados aponta que menos de 10% das produções nacionais ocupam os catálogos das principais plataformas.

O catálogo de empresas como Netflix, Disney+, HBO Max e Amazon Prime Video, foram analisados para a conclusão do levantamento. Formulado a partir de dados oferecidos por empresas que supervisionam o segmento, o estudo divulga uma análise dos catálogos de mais de 30 serviços de VOD disponíveis em países da América Latina.

No Brasil, o trabalho cobriu cerca de 32 mil títulos disponíveis por assinatura para o público. Foi considerado também a proporção de filmes e séries e suas nacionalidades, os diferentes modelos de negócio e o ano de produção, entre outros aspectos.

Regulação

A agência avalia medidas para a ampliação e a garantia da participação de conteúdo brasileiro independente nas plataformas estrangeiras e nacionais, colaborando com o debate sobre a regulamentação do segmento de Vídeo por Demanda, prevendo a regulamentação do vídeo por demanda (streaming) esse ano.

A Diretoria Colegiada da ANCINE em dezembro de 2022, decidiu priorizar medidas de efeito da tributação do setor, com vistas ao financiamento da produção audiovisual brasileira.

COMENTÁRIOS dos leitores