Sesc Santo André recebe "As Malecuias"

Espetáculo tem sessões hoje (10) às 20h

por Matheus de Maio sex, 10/03/2023 - 16:05
Foto/Divulgação: Foto/Divulgação: "Monstro" - As Malecuias

O novo espetáculo de Karen Sacconi, “Monstro”, contará com duas apresentações únicas no Sesc Santo André. As apresentações acontecerão nos dias 09 e 10 de março, às 20h. A peça, encenada pelo grupo “As Malecuias”, remonta a estrutura das tragédias gregas em sua forma narrativa.

As imagens propostas tem como objetivo, ao mesmo tempo, propor um distanciamento estético e refletir sobre o período de incerteza e dificuldade dos últimos anos, devido ao prolongado estado de catarse social, produzida pela pandemia do coronavírus.

No espetáculo, por conta da influência de um novo líder que chegou ao poder, uma mulher passa a submeter seu cachorro para “rinha de cães”, defendidas pelo novo chefe como uma prática e símbolo de um novo tempo que chegou, o que representa o culto à violência e à supremacia e sobrevivência do mais forte.

A diretora do espetáculo,  Milena Faria, recebeu o texto em 2020, em meio à pandemia. Em suas palavras: “Sozinha, no meu apartamento, sem ver amigos e família, li e chorei. Gritou-me, por meio do texto, a nossa realidade. Não era a pandemia da Covid-19 o nosso maior problema, era a epidemia de um discurso de ódio se alastrando pelos quatro cantos do país.”

Sinopse

Influenciada por um líder recém-chegado ao poder, Silvana passa a levar seu cachorro, Glock, a uma rinha de cães. A rinha é defendida pelo novo líder como prática e símbolo dos novos tempos, representando a supremacia do mais forte e o culto à violência. Sob o olhar entusiasmado do pai, e reticente da mãe, a jovem Silvana adere a essa versão distorcida de meritocracia.

Na rinha, ela encontra um rapaz encarregado de implementar as ordens do líder: incentivar a luta dos animais e administrar o trabalho dos faxineiros, incumbidos de se livrar dos corpos dos cães mortos.

O momento de inflexão se dá com a morte de um faxineiro, atacado pelo cão enquanto fazia seu trabalho de limpeza da carnificina. A morte de uma pessoa coloca em xeque a rinha e fará com a mãe de Silvana, antes condescendente com a prática, se oponha à continuidade da luta de cães. Mas Silvana escolhe defender a rinha, a nova ordem imposta pelo líder, e radicaliza sua visão de que os divergentes devem ser tirados do caminho.

 Ficha técnica:

Dramaturgia: Karen Sacconi. Direção: Milena Faria. Figurino e cenário: Milena Faria. Trilha original: Anselmo Ubiratan. Atrizes e atores: Anselmo Ubiratan, Eliete Faria, Marcos Suchara e Milena Faria. Designer de luz: Adriana Dhan. Operação de luz: Reynaldo Thomaz. Operação de som: Karen Sacconi. Produção de figurino: Silvia Chaves. Cenotécnico: Rodolfo Valentino.

Sobre As Malecuias

Fundado em 2015, a partir da necessidade de novas estratégias de incentivo à leitura, As Malecuias é um grupo de contadores de história e atores que constroem suas próprias dramaturgias e linguagens cênicas. Em 2018, o grupo ampliou sua formação e deu início a um trabalho de pesquisa em literatura grega para leitura e discussão de diversos autores clássicos, desde Hesíodo, passando por Homero, até chegar aos tragediógrafos do século V a.C. e a Aristófanes.

 Serviço: "Monstro"

Duração: 60 minutos.

Não recomendado para menores de 16 anos – Autoclassificação.

Acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

Recomenda-se o uso de máscara durante todo o espetáculo.

Realização: Ministério da Cultura e Fundação Bienal de São Paulo, com apoio institucional do Sesc

 Sesc Santo André

Dia 10 de março, quinta e sexta, às 20h.

Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar, Santo André. Tel. 4469-1200. Capacidade: 302 lugares. Ingresso - Grátis - distribuição a partir do dia 1º/3 em www.sescsp.org.br e presencialmente nas Bilheterias da Rede Sesc SP. Estacionamento para o espetáculo - R$6,00 - portadores de Credencial Plena válida e R$11,00 - público geral.

COMENTÁRIOS dos leitores