5 poetas brasileiros que não podem faltar na estante
No ‘Dia Nacional da Poesia’, o LeiaJá indica alguns nomes da contemporaneidade que você precisa ler e ter em casa
Com literatura expressiva, o Brasil tem um dia exclusivo para celebrar sua poesia: 14 de março. A data foi escolhida em homenagem a Castro Alves, escritor que ficou conhecido como ‘poeta dos escravos’, por seu trabalho repleto de críticas sociais e a favor da Abolição da Escravidão.
Para celebrar o legado de Alves e de tantos outros poetas emblemáticos da literatura nacional nesta data, o LeiaJá traz uma lista com alguns poetas contemporâneos que merecem um lugar na sua estante. Confira.
Lubi Prates
Em seu livro ‘O Corpo Negro’, Lubi Prates discorre poeticamente sobre o processo de se entender enquanto mulher negra.
Alice Ruiz
A haicaísta Alice Ruiz começou a publicar suas poesias aos 26 anos em revistas e jornais. Hoje, já são 21 livros. Um deles, o ‘Dois em um’, lhe rendeu o prêmio Jabuti de Poesia, em 2009.
Angélica Freitas
Jornalista e poeta, Angélica ingressou na literatura em 2006. Anos depois, em 2013, foi finalista do Prêmio Portugal Telecom com a obra ‘um útero é do tamanho de um punho’.
Arnaldo Antunes
Além de músico e compositor, Arnaldo Antunes é também poeta. Ele já ganhou dois Prêmios Jabutis pelos livros ‘As Coisas (1991)’ e ‘Agora Aqui Ninguém Precisa de Si’ (2015).
Paulo Leminski
Considerado um poeta de vanguarda, Leminski também se aventurou no mundo dos haicais, como a já citada nessa lista Alice Ruiz, com quem foi casado. O poeta faleceu em 1989, mas deixou uma obra irretocável eternizada.